Muita posse de bola, pouca criatividade: os números do Cruzeiro no jogo da eliminação

quinta-feira, 3 de novembro de 2016


As estatísticas do jogo contra o Grêmio foram favoráveis ao Cruzeiro. Segundo o Footstats, o time celeste teve quase 57% de posse de bola e trocou 172 passes a mais que o adversário (485 a 313). Isso, porém, não foi suficiente para aumentar a criatividade da equipe, que empatou por 0 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena do Grêmio, e acabou eliminada nas semifinais da Copa do Brasil. No duelo de ida, no Mineirão, o Tricolor construiu placar confortável ao vencer por 2 a 0.

Mas o “domínio” cruzeirense foi ilusório. Das nove finalizações, apenas uma levou grande perigo: chute de Ariel Cabral, aos 22min, no travessão. As demais tentativas não causaram preocupação ao goleiro Marcelo Grohe, responsável por defesas fáceis ao centro da meta. Diferentemente de Rafael,  que fez três ótimas intervenções e evitou novo revés azul.

O toque de bola celeste começava do campo de defesa, ultrapassava a linha de meio-campo e parava na intermediária do Grêmio. A linha de trás formada por Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira conseguiu 11 desarmes certos, quase 58% dos 19 realizados em 90 minutos pelos comandados do técnico Renato Gaúcho.

Com o adversário totalmente fechado e efetivo nas roubadas de bola, o Cruzeiro tentou apostar no jogo aéreo, em que Bruno Rodrigo e Leo são fortes, mas nem assim assustou. A dupla de zaga não aproveitou nenhuma das 25 bolas levantadas para a área, número quase duas vezes superior às 13 tentativas gremistas.

Por causa da improdutividade, a Raposa passou longe de dar ao seu torcedor a mínima esperança de  avançar à decisão da Copa do Brasil pela sétima vez. E ficará mais um ano sem levantar um troféu sequer. Resta ao time de Mano Menezes brigar contra o rebaixamento na Série A. Em 13º, com 41 pontos, o Cruzeiro enfrentará o Fluminense no próximo domingo, às 17h, no Mineirão, pela 34ª rodada.

Números do Cruzeiro contra o Grêmio

Fonte: Footstats

Posse de bola: 56,93% x 43,07%
Finalizações: 9 x 8
Finalizações certas: 4 x 4
Passes certos: 485 x 313
Passes errados: 55 x 43
Aproveitamento: 89,81% x 87,9%
Desarmes certos: 22 x 19
Cruzamentos: 25 x 13
Cruzamentos certos: 4 x 2
Lançamentos: 42 x 49
Lançamentos certos: 11 x 10
Escanteios: 4 x 4

0 comments

Postar um comentário