Campeões da Taça Brasil de 1966 pelo Cruzeiro se reúnem para gravação de documentário

quinta-feira, 6 de outubro de 2016


O cinquentenário da conquista da Taça Brasil de 1966, o primeiro Campeonato Brasileiro da história do Cruzeiro, será comemorado em 7 de dezembro. No entanto, as ações direcionadas pela Raposa a esse marco já estão sendo realizadas. Na manhã desta quarta-feira, integrantes do grupo campeão se reuniram no salão da sede social do Barro Preto para a produção de um documentário contendo histórias e curiosidades do time que superou o Santos de Pelé, Pepe, Coutinho e companhia na decisão. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o clube celeste e a Associação dos Grandes Cruzeirenses (AGC).

Participaram do encontro os ex-jogadores Dirceu Lopes, Celton, Evaldo, Ilton Chaves, Marco Antônio, Natal, Neco, Procópio, Raul e Piazza, este último capitão do time e responsável por erguer o troféu.
Publicidade

"Reviver e abraçar aqueles que estiveram um dia dentro das quatro linhas e que fizeram parte daquele Cruzeiro vencedor foi muito bom. Quando há essa oportunidade de viver novamente isso tudo a gente tem que valorizar. E a razão de tudo isso é o nosso torcedor. Valorizamos bastante os nossos títulos, mas acredito que eles sejam ainda mais importantes para o cruzeirense", afirmou o ex-camisa 5, em entrevista ao site oficial do Cruzeiro.
A gravação foi realizada pelo Canal 100, um acervo cinematográfico do futebol brasileiro. Um dos responsáveis pelo projeto, Alexandre Niemeyer comentou a importância de resgatar a memória do grupo campeão.

“A ideia é utilizar os depoimentos que pegamos aqui e fazer um documentário que vai retratar o tamanho desse time campeão da Taça Brasil. O Canal 100 pretende resgatar as histórias dessa equipe fantástica para os torcedores que tiveram a chance de ver de perto e para aqueles que não viram o torneio. Tivemos a honra de registrar em 1966 os grandes momentos dessa história inesquecível”, ressaltou.

O Cruzeiro teve quatro adversários até a conquista da Copa do Brasil – Americano, Grêmio, Fluminense e Santos. Contra o Peixe na decisão, a equipe estrelada venceu o jogo de ida, no Mineirão, por 6 a 2, e o duelo de volta, no Pacaembu, por 3 a 2. Evaldo, com seis gols, foi o artilheiro do time na competição. 

O filme será exibido em grande evento programado para 7 de dezembro, data do cinquentenário do primeiro Campeonato Brasileiro.

Campanha do Cruzeiro na Taça Brasil de 1966

07/09 – Americano 0x4 Cruzeiro – Tostão, Natal, Zé Carlos e Evaldo
14/09 – Cruzeiro 6x1 Americano – Evaldo (2), Marco Antônio (2), Zé Carlos e Zé Alcindo (contra)
09/10 – Grêmio 0x0 Cruzeiro
23/10 – Cruzeiro 2x1 Grêmio – Marco Antônio e Tostão
09/11 – Cruzeiro 1x0 Fluminense – Evaldo
23/11 – Fluminense 1x3 Cruzeiro – Evaldo (2) e Dalmar
30/11 – Cruzeiro 6x2 Santos – Zé Carlos (contra), Natal, Dirceu Lopes (3) e Tostão
07/12 – Santos 2x3 Cruzeiro – Tostão, Dirceu Lopes e Natal

Jogos: 
8
Vitórias: 
7
Empate: 
1
Derrotas: 
nenhuma
Gols pró:
 24
Gols contra:
 7

Artilheiros


Evaldo – 6
Dirceu Lopes e Tostão – 4
Marco Antônio e Natal – 3
Zé Carlos – 2



0 comments

Postar um comentário