Edimar 'fecha espaço' para concorrência e se aproxima do 20º jogo seguido pelo Cruzeiro

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Existe algo em comum nas fichas técnicas dos 19 últimosjogos do Cruzeiro em 2016: a presença do nome do lateral-esquerdo Edimar. Desde que foi contratado sob indicação do português Paulo Bento, em junho, e ficou à disposição da comissão técnica, o ex-jogador do Rio Ave de Portugal assumiu a titularidade e disputou os 90 minutos de todas as partidas. Sem lesão ou suspensão, ele praticamente “fechou as portas” para Bryan, que trocou o América pela Raposa em maio e participou de oito jogos no turno do Campeonato Brasileiro.

Nenhum outro titular absoluto do Cruzeiro se fez presente nos 19 compromissos anteriores (15 na Série A e quatro pela Copa do Brasil). O volante Henrique, por exemplo, ficou fora de três jogos, sendo dois por lesão e um por suspensão. Já Rafael Sobis, que estreou junto de Edimar na derrota para o Atlético-PR por 3 a 0, pela 14ª rodada do Brasileiro, deixou de atuar em duas partidas: uma por ter recebido o terceiro cartão amarelo e outra por opção do técnico Mano Menezes. Quem mais se aproxima de Edimar é Bruno Rodrigo, com 18 apresentações.

Publicidade
Para o lateral revelado na própria categoria de base celeste, a estrutura oferecida pelo clube permitiu o bom desenvolvimento de seu futebol. “Já era uma coisa que eu conversava muito com minha esposa quando estava fora do Brasil. Para voltar ao Brasil, só voltaria numa condição de um time como o Cruzeiro e com um contrato de no mínimo dois anos”, afirmou. “Estar retornando a essa casa aqui, que me fez crescer no futebol e me deu a categoria de base, foi muito gratificante. Quando recebi a notícia, não pensei duas vezes. O meu empresário me ligou e eu disse que podia fechar que já viajaria para Belo Horizonte”, acrescentou.

Os dados do Footstats mostram que Edimar é um jogador bastante participativo. Na Série A, o ala registra média de 42,6 passes certos por partida. Se o camisa 31 estivesse nos 28 jogos da Raposa, totalizaria quase 1,2 mil acertos nesse quesito, o que lhe deixaria entre os 10 melhores passadores da competição. O líder é o lateral-direito Victor Ferraz, do Santos: 1.432 (média de 51,1).

Edimar ainda é o quarto atleta do elenco do Cruzeiro com maior número de desarmes no Brasileiro (33), o terceiro em cruzamentos certos (15) e o quinto em assistências para finalizações (17).

Respaldo do técnico

Mesmo tendo sido contratado a pedido do antecessor de Mano Menezes, Edimar conquistou a confiança do atual comandante e fez questão de agradecê-lo pelas chances concedidas. “Antes de tudo agradeço ao Mano e ao Cruzeiro por estar aqui. Quando cheguei aqui, falaram que o Cruzeiro estava trazendo jogador de Portugal, que ninguém conhece. Foi contestado. Hoje estou muito feliz de estar representando o Cruzeiro e por essa sequência”. O jogador também tratou com respeito a situação do colega Bryan, reserva desde então. “É um grande jogador, de muita qualidade. Meu respeito por ele é muito grande. Então tenho que trabalhar no dia a dia para mostrar minhas qualidades, pois quem decide quem joga é o Mano”.

Neste sábado, às 21h, contra a Ponte Preta, no Mineirão, Edimar fará seu 20º jogo consecutivo pelo Cruzeiro. A situação do time na competição não é fácil: 17º lugar, com 33 pontos. Por isso, o jogador ressaltou a importância de mais uma vitória em casa. “Não há outro pensamento que não seja o de vencer no sábado. A equipe da Ponte Preta joga muito no contra-ataque, então já estamos nos precavendo sobre essa questão. Se vencermos no sábado, vamos nos distanciar um pouco mais dessa situação incômoda”.

Frequência de jogadores nas últimas 19 partidas

Edimar (lateral-esquerdo): 19 jogos

Bruno Rodrigo (zagueiro): 18 jogos

Rafael Sobis (atacante): 17 jogos

Ramón Ábila (atacante): 17 jogos

Lucas (lateral-direito): 16 jogos

Arrascaeta (armador): 16 jogos

Henrique (volante): 16 jogos

Robinho (armador): 16 jogos

Rafinha (armador): 16 jogos

Ariel Cabral (volante): 15 jogos

Willian (atacante): 14 jogos

Manoel (zagueiro): 13 jogos

Rafael (goleiro): 12 jogo

0 comments

Postar um comentário