Mal no Brasileiro, Cruzeiro terá de lidar com Flamengo forte na defesa e '100%' em Cariacica

sexta-feira, 23 de setembro de 2016


O Cruzeiro vive efeito gangorra no Campeonato Brasileiro. Quando alcançou série de seis jogos de invencibilidade, entre a 18ª e a 23ª rodadas (quatro vitórias e dois empates), o time tinha expectativa de continuar a reação e subir para a parte de cima da tabela. No entanto, as duas derrotas consecutivas para Botafogo (2 a 0) e São Paulo (1 a 0) e o empate com o Atlético (1 a 1) colocaram um freio na ascensão cruzeirense. A equipe segue rondando a zona de rebaixamento, na 15ª posição, com 30 pontos, e precisa “remar contra a corrente” mais uma vez. No domingo, às 16h, o adversário será o vice-líder Flamengo, invicto há seis partidas na elite nacional e com 100% de aproveitamento no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), onde acontecerá o jogo válido pela 27ª rodada da Série A.

Não à toa o Flamengo escolheu o Kleber Andrade como um dos palcos de seus jogos. Sem o Maracanã, fechado para uso exclusivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, o rubro-negro venceu as quatro partidas realizadas no Espírito Santo pelo Brasileiro: Internacional, por 1 a 0 (12ª rodada); América, por 2 a 1 (16ª rodada); Atlético-PR, por 1 a 0 (19ª rodada); e Ponte Preta, por 2 a 1 (23ª rodada). Com capacidade para comportar até 21 mil torcedores, o estádio recebeu média de 18.229 pagantes tendo o Fla como dono da casa, o que representa 86,8% da lotação das cadeiras.

De modo geral, o Cruzeiro também terá de lidar com a boa campanha do Flamengo em seus domínios. Em 13 jogos, o Urubu ganhou nove, empatou dois e perdeu dois. É, em termos de aproveitamento, o quinto melhor mandante ao lado da Ponte Preta (74,36%). Por causa da força diante da torcida, está a apenas um ponto abaixo do primeiro colocado Palmeiras (51 a 50) e segue na briga por mais um título nacional.

Outro aspecto positivo da equipe carioca é a baixa quantidade de gols sofridos: 25. Apenas Atlético-PR (23) e Palmeiras (24) foram menos vazados que o Flamengo. Em 10 de 26 jogos no Brasileiro, o time do Zé Ricardo terminou a partida com a defesa invicta, prova de que a excelente fase do goleiro Muralha, convocado por Tite para a Seleção Brasileira, tem boa contribuição da dupla de zaga Rever e Rafael Vaz.

Com tantos aspectos positivos do adversário, os jogadores do Cruzeiro se dizem cientes das dificuldades que vão encontrar fora de casa. Para o atacante Ramón Ábila, é nítida a necessidade de montar um esquema tático que neutralize as ações do Fla. “Temos que tratar de fazer o melhor possível. Sabemos que vamos jogar contra um dos melhores times do Campeonato Brasileiro e que vem apresentando um excelente futebol. Vamos treinar e tratar de fazer uma ótima estratégia para vencer a partida. O triunfo será ótimo para complementar o que fizemos nos últimos duelos da Copa do Brasil”.

O volante Denílson, por sua vez, garantiu que o Cruzeiro mostrará sua força diante do Flamengo. “Domingo é um jogo de dois clubes grandes. Quando o Flamengo vem jogar contra o Cruzeiro, eles sabem da dimensão. O Cruzeiro é um clube de respeito, são jogadores de alta qualidade e é isso que temos que mostrar dentro de campo, nos impondo e mostrando o que somos capazes”.

No turno da Série A, o Flamengo visitou o Cruzeiro, no Mineirão, e venceu por 1 a 0, gol de cabeça do zagueiro Rever. Na ocasião, o time celeste era comandado pelo português Paulo Bento.

0 comments

Postar um comentário