Dentro da normalidade': treinador minimiza sequência de jogos sem gols de Ábila no Cruzeiro

quinta-feira, 22 de setembro de 2016


Depois de início arrasador no Cruzeiro, pelo qual chegou a fazer gols em sete partidas consecutivas, Ramón Ábila deu uma “esfriada” e alcançou o terceiro jogo sem balançar a rede na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, nessa quarta-feira, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Nos 45 minutos que esteve em campo – foi substituído por Willian no intervalo –, o argentino teve uma boa oportunidade, porém concluiu mal com o pé esquerdo e mostrou certo desapontamento por não ter aumentado a já positiva média de 0,64 gols por apresentação.

Ábila marcou pela última vez no dia 8 de setembro, na vitória por 2 a 0 sobre o América, no Independência, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, teve um gol mal anulado na derrota por 2 a 0 para o Botafogo, dia 11, no Mineirão, também pela Série A. Suspenso em decorrência do terceiro cartão amarelo no revés para o São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi, o camisa 50 retornou no empate de domingo com o Atlético (1 a 1), no Gigante da Pampulha. Aos 42min da etapa inicial, quando o alvinegro vencia por 1 a 0, ele perdeu uma oportunidade incrível ao errar, numa finalização de dentro da pequena área, o alvo guardado pelo goleiro Victor. Para o técnico Mano Menezes, esse foi o único equívoco do gringo, que continua com números positivos pelo Cruzeiro: nove gols em 14 jogos. Na ótica do treinador, os demais lances estão “dentro da normalidade”.

“Penso que o Ábila perdeu um gol que não está acostumado a perder no domingo. Mas tudo que aconteceu fora disso está dentro da normalidade. E contra o Botafogo, se eu o deixasse em campo, ele poderia marcar no segundo tempo, pois estava se empenhando muito. A média dele era muito alta, até anormal para atacantes que chegam aos clubes”, afirmou.

De acordo com Mano Menezes, os marcadores das equipes rivais do Cruzeiro estão conhecendo melhor as qualidades de Ábila, que terá de buscar outros recursos para voltar a vencer as defesas adversárias. O comandante ainda brincou com a teoria das probabilidades para mostrar confiança no centroavante, titular do time no domingo, às 16h, contra o Flamengo, em Cariacica (ES), pela 27ª rodada do Brasileiro. “O tempo passa, o adversário vai conhecendo e aí você tem que encontrar outras alternativas. O Ábila está há pouco tempo no Brasil, é um artilheiro nato e daqui a pouco a bola entra novamente. Isso tem grande chance de acontecer já no domingo pela lei de probabilidade”, concretizou.

No primeiro semestre de 2016, Ábila marcou 16 gols em 24 jogos pelo Huracán. Um detalhe curioso é que Wanchope ficou por cinco partidas sem deixar sua marca, sendo duas no Campeonato Argentino e três na Copa Libertadores. O jejum de quase um mês (09/04 a 03/05) foi quebrado justamente com o belíssimo gol de voleio na derrota do El Globopara o Atlético Nacional (COL) por 4 a 2, pelas oitavas de final do torneio continental.

Com relação ao Cruzeiro, o retorno de Ramón Ábila às redes será de extrema importância para ajudar o grupo na luta contra o rebaixamento à Série B. Passadas 26 rodadas, o time azul e branco ocupa a incômoda 15ª posição, com 30 pontos, a dois do 17º colocado Figueirense, que abre o Z4.

Números de Ábila no Cruzeiro

Copa do Brasil: 

Jogos: 3
Gols: 3
Assistências: nenhuma

Campeonato Brasileiro: 

Jogos: 11
Gols: 6
Assistências: 1

0 comments

Postar um comentário