Referência na área, força física e finalização precisa. As características marcantes do tradicional centroavante têm perdido espaço no futebol mundial, que valoriza cada vez mais jogadores com maior movimentação. No Cruzeiro, no entanto, a receita foi justamente a contrária. Após seguidas tentativas falhas ao longo da temporada, o clube encontrou em Ramón Ábila o comandante do ataque celeste. Justamente um atacante com as características do clássico camisa ‘9’.
Desde janeiro, jogadores como William, Douglas Coutinho, Riascos, Rafael Silva e Vinícius Araújo foram testados na posição. No entanto, foi apenas a partir de 17 de julho que um centroavante conseguiu emendar uma sequência de bons jogos.
A cada partida, Ábila prova que ainda há espaço para jogadores como ele. A maioria dos toques na bola é fatal. Foram nove gols marcados nos 11 primeiros jogos com a camisa cruzeirense. Em sete deles, Ábila finalizou de primeira para o fundo das redes
![]() |
Centroavante típico: mapa mostra que Ábila atua perto do gol, com pouca movimentação |
Todos os gols foram marcados de dentro da área. Em alguns deles, como o marcado diante do América, nem mesmo o goleiro estava entre Ábila e as redes.
A precisão do argentino nas primeiras partidas também impressiona. Somente sete dos 25 chutes não foram na direção do gol. No Brasileirão, cinco foram para fora (veja na imagem abaixo)
![]() |
Quase sempre preciso, Ábila finalizou cinco vezes para fora em 18 tentativas no Brasileirão |
![]() |
Na Série A, Ramón Ábila tem grande maioria das finalizações de dentro da área; só duas foram da intermediária |
Repertório
Além do número expressivo de gols, Ábila tem se destacado pelo repertório na hora de finalizar. Ele marcou quatro vezes de perna direita e outras três de esquerda. Apesar de ser destro, um dos finalizados de canhota foi um belo “sem pulo” contra Internacional.
A média estatura (1,75m) não o impediu de fazer gols também pelo alto. O argentino marcou de um de cabeça e outro de ombro.
Ábila tentará manter a impressionante média de 0,81 gols por jogo neste domingo, contra o Botafogo. As equipes se enfrentam às 16h, no Mineirão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O argentino teve uma de suas principais atuações com a camisa do Cruzeiro justamente contra o rival deste final de semana. Pela Copa do Brasil, ele marcou duas vezes e ajudou a equipe a construir a vitória por 5 a 2 fora de casa.
0 comments
Postar um comentário