Centroavante 'clássico', Ábila mostra repertório no Cruzeiro e toca pouco na bola para marcar

sábado, 10 de setembro de 2016


Referência na área, força física e finalização precisa. As características marcantes do tradicional centroavante têm perdido espaço no futebol mundial, que valoriza cada vez mais jogadores com maior movimentação. No Cruzeiro, no entanto, a receita foi justamente a contrária. Após seguidas tentativas falhas ao longo da temporada, o clube encontrou em Ramón Ábila o comandante do ataque celeste. Justamente um atacante com as características do clássico camisa ‘9’.

Desde janeiro, jogadores como William, Douglas Coutinho, Riascos, Rafael Silva e Vinícius Araújo foram testados na posição. No entanto, foi apenas a partir de 17 de julho que um centroavante conseguiu emendar uma sequência de bons jogos.

A cada partida, Ábila prova que ainda há espaço para jogadores como ele. A maioria dos toques na bola é fatal. Foram nove gols marcados nos 11 primeiros jogos com a camisa cruzeirense. Em sete deles, Ábila finalizou de primeira para o fundo das redes


Centroavante típico: mapa mostra que Ábila atua perto do gol, com pouca movimentação
O atacante cruzeirense precisa de poucos toques na bola justamente por conta do bom posicionamento, característica típica de centroavantes. Sempre próximo à meta adversária (veja acima), o argentino finalizou 25 vezes desde que chegou ao Cruzeiro - apenas três delas de fora da área, como mostram dados coletados pelo Footstats

Todos os gols foram marcados de dentro da área. Em alguns deles, como o marcado diante do América, nem mesmo o goleiro estava entre Ábila e as redes.

A precisão do argentino nas primeiras partidas também impressiona. Somente sete dos 25 chutes não foram na direção do gol. No Brasileirão, cinco foram para fora (veja na imagem abaixo)
Quase sempre preciso, Ábila finalizou cinco vezes para fora em 18 tentativas no Brasileirão
Na Série A, Ramón Ábila tem grande maioria das finalizações de dentro da área; só duas foram da intermediária

Repertório

Além do número expressivo de gols, Ábila tem se destacado pelo repertório na hora de finalizar. Ele marcou quatro vezes de perna direita e outras três de esquerda. Apesar de ser destro, um dos finalizados de canhota foi um belo “sem pulo” contra Internacional.

A média estatura (1,75m) não o impediu de fazer gols também pelo alto. O argentino marcou de um de cabeça e outro de ombro.

Ábila tentará manter a impressionante média de 0,81 gols por jogo neste domingo, contra o Botafogo. As equipes se enfrentam às 16h, no Mineirão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

O argentino teve uma de suas principais atuações com a camisa do Cruzeiro justamente contra o rival deste final de semana. Pela Copa do Brasil, ele marcou duas vezes e ajudou a equipe a construir a vitória por 5 a 2 fora de casa.

0 comments

Postar um comentário