17/9/2016: Cinco fatos que comprovam a importância de Leo, provável substituto de Manoel no Cruzeiro

domingo, 18 de setembro de 2016


Com a expulsão de Manoel na derrota de quinta-feira para o São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi, Leo deverá ser o titular da defesa do Cruzeiro ao lado de Bruno Rodrigo no clássico de domingo com o Atlético, no Mineirão, pela 26ª rodada da Série A. Pouco aproveitado em 2016 – atuou em apenas 10 de 48 partidas –, o camisa 3 enfrentará nova prova de fogo a serviço do clube que defende desde 2010, quando foi contratado ao Palmeiras por R$ 1 milhão mais os direitos econômicos do colega de posição Leandro Amaro. Em vários momentos, Leo entrou “na fogueira” e deu conta do recado. Com 205 presenças pela Raposa, o zagueiro já foi lateral-direito, teve tarde/noite de artilheiro e até marcou gol de bicicleta. Pesam também a seu favor a participação no elenco bicampeão brasileiro em 2013 e 2014 e o coração azul e branco desde a infância. O Superesportes destacou abaixo cinco fatos que comprovam a importância do defensor para o grupo cruzeirense.

Lateral do 6 a 1

Por ter boa qualidade técnica, Leo já foi utilizado como lateral-direito em várias oportunidades. A mais emblemática partida nessa posição foi a vitória sobre o Atlético por 6 a 1, na Arena do Jacaré, no dia 4 de dezembro de 2011. Na ocasião, o Cruzeiro precisava do triunfo para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro. E fez muito mais que isso: marcou quatro gols apenas no primeiro tempo e terminou de atropelar o rival na etapa final. Leo ficou aberto pela direita e praticamente funcionou como terceiro zagueiro, pois não se aventurou tanto no ataque.

Na classificação, o Cruzeiro ficou na 16ª posição, com 43 pontos, a dois do Atlético-PR, melhor colocado entre os rebaixados à Série B de 2012.

A escalação de Leo como lateral-direito ocorreu em função da suspensão do titular Marquinhos Paraná pelo terceiro cartão amarelo.

Gol de bicicleta

Pelo Cruzeiro, Leo já fez gol numa jogada que muitos atacantes de qualidade jamais conseguiram: de bicicleta. Na derrota para o Internacional por 2 a 1, no Beira-Rio, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, o zagueiro – improvisado na lateral direita – protagonizou o acrobático lance aos 19min do segundo tempo. Ele se aproveitou de desvio do volante Leandro Guerreiro e acertou bonito chute de dentro da pequena área.

Zagueiro-artilheiro

Apesar de a responsabilidade maior ser na marcação, Leo tem presença ofensiva de respeito pelo Cruzeiro. São 16 gols em 205 jogos, números que lhe deixam em quarto lugar no ranking dos atletas da posição com mais gols pelo clube. Acima dele estão apenas Darci Menezes (17 gols nas décadas de 1960 e 1970), Cris (25 gols entre 1998 e 2004) e Geraldão (30 gols na década de 1980).

Muitos dos gols de Leo foram marcados em finalização com o pé. Além da bicicleta contra o Inter, o defensor acertou belíssimo chute de fora da área no triunfo por 2 a 0 sobre o Grêmio Prudente, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2010. Foi o primeiro tento do camisa 3 pelo time azul.

Por duas vezes, Leo anotou dois gols numa mesma partida: vitórias sobre o Nacional por 5 a 0, em 16 de abril de 2013, e América por 2 a 0, em 9 de fevereiro de 2014. As duas partidas valeram pela primeira fase do Campeonato Mineiro.

Bicampeão brasileiro

Integrante do elenco no bicampeonato brasileiro em 2013 e 2014, Leo foi o zagueiro com maior número de jogos na segunda conquista – 29 –, ficando acima de Dedé (21), Manoel (12), Bruno Rodrigo (11) e Wallace (3).

O ano de 2014, aliás, foi a temporada mais produtiva de Leo pelo Cruzeiro: 49 jogos e cinco gols marcados. Além do Brasileiro, o time conquistou o Campeonato Mineiro ao bater o arquirrival Atlético na decisão.


Coração azul e branco

Não é segredo para ninguém que Leo é cruzeirense de infância. Nascido em Belo Horizonte e criado no município de Contagem, o jogador já frequentou as arquibancadas do Mineirão como torcedor. Hoje, aos 28 anos, está perto de enfrentar o Atlético pela 16ª vez na carreira. 

Quando esteve próximo de completar 200 jogos pelo Cruzeiro – feito alcançado na vitória por 2 a 0 sobre o Londrina, no dia 10 de maio, pela segunda fase da Copa do Brasil –, Leo falou sobre a felicidade de atuar no clube do coração e projetou mais conquistas na Toca da Raposa II.

“Para mim é uma alegria muito grande, uma honra muito grande de vestir 200 vezes uma camisa recheada de títulos, recheado de histórias, de excelentes jogadores que já passaram por aqui, uma camisa que sempre admirei”, declarou o zagueiro. “Quero buscar cada vez mais os títulos. Conquistar títulos brasileiros, buscar a Libertadores, que é algo que o Cruzeiro tem marcado na sua história, e espero realizar mais esses sonhos com essa camisa tão vitoriosa”, concluiu.

Números dos zagueiros do Cruzeiro em 2016:

Bruno Rodrigo: 39 jogos e 4 gols
Bruno Viana: 21 jogos e nenhum gol *
Manoel: 20 jogos e nenhum gol
Leo: 10 jogos e nenhum gol
Fabrício Bruno: 8 jogos e 1 gol
Dedé: 5 jogos e nenhum gol

0 comments

Postar um comentário