16/09/2016: Instável, Cruzeiro tem retrospecto recente e retorno de artilheiros como trunfos contra rival

sexta-feira, 16 de setembro de 2016


Depois de ficar invicto entre a 18ª e a 23ª rodada (quatro vitórias e dois empates) do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro amargou seu segundo tropeço consecutivo na noite dessa quinta-feira ao perder por 1 a 0 para o São Paulo, no Morumbi. No domingo passado, o algoz foi o Botafogo, que venceu por 2 a 0, no Mineirão. Essa instabilidade de atuações impediu o time celeste de ganhar posições na classificação e se afastar de vez do risco de cair para a Série B. O “efeito gangorra” manteve a equipe de Mano Menezes na parte de baixo da tabela, na 15ª colocação, com 29 pontos, a dois do 17º Figueirense.

Não bastasse a má campanha na Série A, o Cruzeiro terá sequência de jogos contra adversários tradicionais e que estão na parte de cima da tabela, a começar pelo arquirrival Atlético, detentor da terceira posição, com 45 pontos. Flamengo (2º, com 45), Grêmio (8º, com 37), Ponte Preta (6º, com 38) e Palmeiras (1º, com 48) são os oponentes posteriores ao clássico de domingo, às 16h, no Mineirão, pela 26ª rodada da elite nacional.

Entretanto, em meio a incertezas sobre o que esperar da Raposa contra o time alvinegro, a invencibilidade de quatro partidas é um ponto a ser destacado. A última vez em que o Cruzeiro perdeu para o Atlético foi no dia 19 de abril de 2015, pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro. Naquela ocasião, Marcelo Oliveira, atual comandante atleticano, estava na Toca da Raposa II. O Cruzeiro fez 1 a 0 com Arrascaeta, aos 11min do primeiro tempo, mas levou dois gols de Lucas Pratto na segunda parte e acabou eliminado do Estadual com a derrota por 2 a 1.

De lá para cá houve quatro clássicos, com três vitórias do Cruzeiro e um empate. Todos os triunfos ocorreram no Estádio Independência. Já a igualdade aconteceu no Mineirão (1 a 1), justamente sob o comando de Mano Menezes, no returno do Campeonato Brasileiro de 2015. O técnico, aliás, ressaltou o poder de confiança da equipe para domingo. “O clássico tem suas características próprias, tem uma capacidade de superação de quem está abaixo na tabela, como é o nosso caso. Tenho certeza que o Cruzeiro estará forte no domingo para buscar a vitória diante de nossa torcida”, disse Mano.

Na cabeça do torcedor, a esperança por um bom resultado ficará maior graças às presenças dos gringos Arrascaeta e Ramón Ábila. Artilheiros do time na Série A, com seis gols cada, os jogadores cumpriram suspensão automática na partida contra o São Paulo após terem recebido o terceiro cartão amarelo.

Arrascaeta tem brilho em clássicos. No ano passado, o uruguaio marcou dois gols em duelos com o Atlético. Já em 2016, foi responsável por iniciar as jogadas que originaram os três tentos da vitória celeste por 3 a 2, pela sétima rodada do turno da Série A.

Quanto a Ramón Ábila, ele ainda não teve a sensação de disputar uma partida contra o Atlético. No entanto, o respeitável número de nove gols nos 12 primeiros jogos pelo Cruzeiro credencia o camisa 50 ao posto de principal responsável em causar “dores de cabeça” à defesa atleticana. Nos tempos de Huracán, Ábila se deu bem no duelo com o San Lorenzo realizado no dia 27 de fevereiro. O então 9 do "El Globo" anotou um tento no empate por 1 a 1, pelo Campeonato Argentino, e mostrou sua estrela num dos mais tradicionais clássicos do país.

Invencibilidade do Cruzeiro contra o Atlético:

06/06/2015 - Atlético 1x3 Cruzeiro (6ª rodada da Série A) - Gols: Luan (A); Jemerson, contra, Gabriel Xavier e Marquinhos (C)

13/09/2015 - Cruzeiro 1x1 Atlético (25ª rodada da Série A) - Gols: Willian (C); Carlos (A)

27/03/2016 - Atlético 0x1 Cruzeiro (9ª rodada do Mineiro) - Gol: Rafael Silva (C)

12/06/2016 - Atlético 2x3 Cruzeiro (7ª rodada da Série A) - Gols: R. Carioca e Fred (A); Alisson, Riascos e Bruno Rodrigo (C)

0 comments

Postar um comentário