10/09/2016: De altos e baixos ao protagonismo: Arrascaeta evolui em 2016 e vira destaque do Cruzeiro

sábado, 10 de setembro de 2016


O caminho de Arrascaeta até o papel de protagonista no elenco do Cruzeiro foi recheado de percalços. Contratado a peso de ouro em janeiro de 2015 – R$ 12 milhões pagos ao Defensor-URU por 50% dos direitos econômicos –, ele viveu altos e baixos em sua primeira temporada, sendo inclusive cogitado para deixar a Toca da Raposa II. Contudo, ao conseguir a adaptação necessária no futebol brasileiro, o uruguaio evoluiu de maneira significativa e hoje é o grande destaque do elenco celeste.

Com 10 gols e 14 assistências em 38 partidas em 2016, o camisa 10 é uma das armas mais poderosas da equipe de Mano Menezes para o jogo contra o Botafogo, no domingo, às 16h, pela 24ª rodada da Série A. No Mineirão, o Cruzeiro tentará alcançar a quarta vitória seguida na competição e aumentar para sete o número de jogos de invencibilidade.

No esquema tático de Mano, Arrascaeta tem liberdade de criação e movimentação, mas não deixa de contribuir com o sistema defensivo. Tanto que, segundo o Footstats, o meio-campista é o terceiro do elenco com mais desarmes certos – 38 –, ficando abaixo apenas dos volantes Lucas Romero (42) e Henrique (53). Na ótica do próprio atleta, esse crescimento técnico se deveu ao ganho nas partes física e psicológica que ele teve ao ingressar no Brasil.

“Mais conhecimento e mais adaptação ao futebol de cá. A experiência que ganhei dentro e fora de campo foi boa. Sempre tem coisas pra melhorar. Do ano passado pra cá, melhorei muito, principalmente a parte física. No futebol uruguaio são 30 jogos por ano e aqui são 70, mais do que o dobro. A pré-temporada também me ajudou para estar bem no campeonato”, disse Arrascaeta.

Além da melhora individual, o gringo valorizou a parceria com alguns colegas de elenco, casos dos jogadores de ataque Rafael Sobis, Ramón Ábila, Alisson e Robinho. Para Arrascaeta, as participações desses atletas também têm contribuído bastante no desenvolvimento de seu futebol. “São todos de qualidade muito boa, muita técnica. Então temos que tentar jogar como equipe e para vencer. Isso também é fundamental para ganhar as partidas”, concluiu o goleador celeste no ano.

Números de Arrascaeta pelo Cruzeiro

Geral
Jogos: 81
Gols: 19
Assistências: 18

Em 2016
Jogos: 38
Gols: 10
Assistências: 14

No Brasileiro
Jogos: 21
Gols: 6
Assistências: 7

0 comments

Postar um comentário