RONALDO DRUMMOND

sexta-feira, 19 de agosto de 2016



por Marcelo Rozenberg
Nascido em Belo Horizonte em 02 de agosto de 1946, Ronaldo Drummond, o ex-atacante Ronaldo, imortalizou seu nome ao marcar um gol histórico.
No dia 20 de dezembro de 1974, vestindo a camisa do Verdão, decretou a derrota corintiana com um sem-pulo que Buttice, goleiro mosqueteiro, não conseguiu defender.
No final, Palmeiras 1 a 0 e a manutenção do jejum de títulos paulistas corintiano. Mas Ronaldo também marcou por outro motivo. Conquistou as três primeiras edições do Campeonato Brasileiro, em 1971 pelo Galo e em 1972 e 1973 pelo Palmeiras.
Desde que parou com o futebol, este torcedor declarado do Atlético fixou residência em Belo Horizonte, onde trabalha como corretor de imóveis.
O ex-jogador também defendeu o Cruzeiro, por sinal o último clube de sua carreira. Fez parte do esquadrão que levantou o título da Libertadores de 1976. E atuou como cartola, ocupando o cargo de diretor de Futebol do Atlético-MG. Casado, Ronaldo tem três filhas (Marcela, Fabiana e Renata).
Em 1º de outubro de 2011, durante a festa que o Palmeiras promoveu para seus ex-jogadores, Ronaldo Drummond foi entrevistado por Marcos Júnior, redator do Portal Terceiro Tempo.
Títulos conquistados:

Campeão mineiro pelo Galo em 1970 e pelo Cruzeiro em 1977
Campeão brasileiro pelo Galo em 1971 e pelo Palmeiras em 1972 e 1973
Campeão paulista pelo Palmeiras em 1972 e 1974
Campeão da Libertadores pelo Cruzeiro em 1976






Segue texto de Henrique Ribeiro



 O presidente Felício Brandi prometia contratações de impacto para a disputa da Taça Libertadores de 1976 e uma lista de nomes de jogadores em destaque no futebol brasileiro e do exterior chegou a ser divulgada pela diretoria estrelada. No entanto, no dia 23 de fevereiro, o dirigente cruzeirense surpreendeu e anunciou o atacante Ronaldo, de 27 anos, como um dos reforços do time estrelado. Ele havia recebido a liberação do Palmeiras, onde havia construído sua história com os títulos brasileiros de 1972 e 1973.

Ronaldo era um jogador polivalente e atuava em todas as posições do ataque e a sua carreira foi marcada pelos gols decisivos.  Mais do que isso ele era primo do craque Tostão. Ambos haviam começado a carreira juntos, no infantil do Cruzeiro em 1962, mas Ronaldo se transferiu para o rival Atlético dois anos depois. No alvinegro foi campeão brasileiro de 1971.

Por causa do erro de uma funcionária da Confederação Brasileira do Desporto-CBD, Ronaldo não foi inscrito na primeira fase da Libertadores e só entrou na disputa a partir da segunda fase. O jogador foi extremamente importante na reta final da Libertadores e foi dele o passe para o gol de Eduardo, o segundo da vitória por 3 a 2 sobre o River Plate, na decisão do título. Foi ele também quem iniciou a briga com os jogadores argentinos, após o terceiro gol marcado por Joãozinho, para esfriar o ânimo do adversário e provocar a expulsão de um de seus jogadores.

Ronaldo Gonçalves Drummond nasceu em Belo Horizonte, no dia 2 de agosto de 1948. O atacante disputou 33 jogos e marcou 9 gols com a camisa cruzeirense. Foi campeão mineiro de 1975 (fase final disputada em 1976) e da Libertadores de 1976. Encerrou a carreira no time estrelado, em 1979, aos 31 anos.

http://www.facebook.com/almanaquedocruzeiro

0 comments

Postar um comentário