"Descobridor" de Lucas França, Raul elogia novo titular do gol do Cruzeiro

quinta-feira, 25 de agosto de 2016


A contusão de Fábio, jogador que mais vestiu a camisa do clube em todos os tempos, com 705 partidas, dono de oito títulos e titular absoluto do gol cruzeirense desde 2005, deixou a torcida apreensiva. Afinal, além dos números expressivos, Fábio é sinônimo de segurança e tranquilidade, com toda a experiência que tem. A insegurança dos torcedores foi maior porque o substituto escolhido por Mano Menezes é o garoto Lucas França, de apenas 20 anos, e que ainda tinha feito apenas uma partida oficial pelo clube antes da contusão de Fábio. Bastaram mais duas partidas, no entanto, para que Lucas França ganhasse a confiança da torcida e mostrasse sua personalidade. 
No último domingo, ele foi titular na vitória por 2 a 1 sobre o Figueirense e teve excelente atuação, fazendo boas defesas e sendo fundamental para o resultado, que tirou o Cruzeiro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro Lucas França tem o aval de um dos maiores goleiros de todos os tempos. Ninguém menos que Raul Plassmann, detentor de uma Taça Libertadores, uma Taça Brasil e nove Campeonatos Mineiros. Lucas França chegou ao Cruzeiro em março de 2011, para o Sub-15. Nesta época, Raul, que era coordenador das categorias de base do clube, viu enorme potencial e muito talento no garoto.  - O Lucas França começou comigo no infantil do Cruzeiro, quando eu era coordenador da base. Ele chegou e foi monitorado todo este tempo. Muitos goleiros não ficam e ele acabou ficando. Eu fui um dos que avaliou se ele estava ou não tendo uma avaliação, como outros tantos. Não fui só eu. Os treinadores de goleiros foram muito importantes, com o Derli, o Luizinho e o Léo. Foram estes que trabalharam com o Lucas França. Demos muita força para ele, conversamos muito. Nosso trabalho também tem o lado psicológico. Às vezes, ele ficava com saudade de casa e a gente dava todo o apoio pra ele.
Raul enumera as qualidades de Lucas França. Entre elas, fala da maturidade e do autocontrole do goleiro, que mesmo com 20 anos, tem passado tranquilidade e calma para o time, dentro de campo.
- Logo de cara nós vimos o potencial do Lucas França. Primeiro pelo perfil e pelo biótipo dele, que era muito favorável. Ele tem uma explosão fantástica, é muito rápido. O Lucas também tem uma envergadura muito boa e ele tinha tudo para dar certo. Mas a base é uma coisa e o profissional é completamente diferente. Havia uma expectativa em relação à transição da base para o profissional para ver se ele iria vingar ou não. Precisava desse teste, de uma prova de fogo. Apesar de toda a infelicidade do Fábio, uma coisa que ninguém queria, o Lucas teve um momento muito feliz, porque entrou contra o Corinthians. Não é um time inexpressivo. Ele já foi testado num compromisso difícil e demonstrou toda sua capacidade. Hoje, o Lucas França é um goleiro pronto.

Raul pede paciência à torcida do Cruzeiro e garante que Lucas França está pronto para a missão que recebeu. O ex-goleiro afirma que falhas virão, mas que isso é natural na vida de todo atleta profissional.
- Falhar todo goleiro falha. Não existe um que nunca falhou. A diferença é que os bons falham muito pouco. Você normalmente não lembra de uma falha de um grande goleiro, porque ela demora pra acontecer. O Lucas França está pronto. Amanhã ou depois ele pode até falhar, isso é natural. Não é natural falhar com uma frequência grande. Veja o Oliver Kahn, que foi o melhor goleiro da Copa de 2002 e falhou na final. Mas o Lucas está prontíssimo, não tem o menos problema com ele. Não tenha dúvida. Ele é o Lucas França, goleiro do Cruzeiro, que tem condições de ser titular em qualquer time do Brasil.de ser titular em qualquer time do Brasil.
Hoje funcionário do departamento de marketing cruzeirense, Raul não esquece o trabalho feito na base do clube, que, nos últimos anos, tem revelado vários jogadores para o time profissional. Expert no assunto, Raul aponta outro grande goleiro e faz uma aposta nele.
- Um clube como o Cruzeiro não tem gasto na base, tem investimento. Você olha para um garoto com o Lucas França e sente um orgulho danado. Ninguém faz o jogador, ninguém fabrica uma pedra preciosa. Você lapida. Uma joia não é fabricada, é lapidada. O Lucas França foi muito bem lapidado. Ele é um excelente goleiro, e o Cruzeiro está bem servido. Eu me sinto feliz por ter contribuído. Acontece muito de um jogador com potencial ir embora e você não perceber. Eu fico feliz porque vimos e apostamos nele. Ele não escapou entre nossos dedos. E anote aí. Temos outro grande goleiro, de Seleção Brasileira. É o Lucão. Ele teve um problema sério no joelho, mas já voltou. O Lucão é um goleiro espetacular, é um goleiraço.

0 comments

Postar um comentário