Discreto, inteligente e vital: Robinho, a arma secreta de Mano Menezes

quinta-feira, 25 de agosto de 2016


Se o torcedor do Cruzeiro fizer uma equação discrição/benefício, talvez o jogador mais valioso do elenco seja o meia Robinho. Ele aparece pouco para a torcida, mas tem um alto índice de aproveitamento de passes, bom número de assistências e é eficiente tanto na parte ofensiva como defensivamente. Não por acaso, é peça fundamental no esquema tático do técnico Mano Menezes. Robinho é o meia de ligação que atua pelo setor direito do campo, aproximando-se de Ramón Ábila, Rafael Sobis e Arrascaeta no ataque e também ajudando Lucas quando se apresenta para a recomposição na defesa.
Na vitória sobre o Figueirense, por 2 a 1, no último domingo, o Cruzeiro fez duas jogadas ensaiadas que tiveram o toque de Robinho. Numa delas, saiu o primeiro gol, marcado por Henrique. Na outra jogada, Arrascaeta quase marca. Robinho cruzou na área, e o uruguaio mandou a bola na traveRobinho já fez 11 partidas com a camisa do Cruzeiro. Foram cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas. Para o comentarista do SporTV, Henrique Fernandes, a bola parada é apenas uma das qualidade do meia. Na opinião dele, o jogador é muito versátil.
- As bolas paradas estão bem encaixadas, mas acho que a principal virtude de Robinho nem é essa. É um jogador que oferece opções táticas ao treinador. Não é só um velocista, não é um jogador só ofensivo, não é só um meia de passe e cadência, não é só um carregador de bola. Tem um pouco de cada coisa. Só no período de Mano Menezes à frente do time, já foi utilizado com três posicionamentos diferentes. Normalmente é o meia aberto pela direita, mas contra o Coritiba foi segundo homem de meio-campo, à frente apenas de Henrique, atuando mais centralizado e, em alguns minutos do jogo contra o Figueirense, chegou a atuar como meia-atacante, sendo o segundo jogador mais ofensivo, fora Ábila, como joga Arrascaeta.Moral com os colegas
O lateral direito Lucas elogia muito o futebol de Robinho. Ele afirma que o meia tem talento e inteligência raros em campo e diz que o time todo espera muito dele.
- O Robinho é um parceiraço. Ele tem nos ajudado muito. É um jogador diferente. Tem muita visão de jogo e algo que poucos conseguem ter no futebol brasileiro. Ele é um jogador raro. Joga bem pelas pontas e consegue ter uma visão de jogo pelo meio. Ele faz a diferença. Junto com sua técnica, ele também ajuda na marcação. Tenho certeza que vai ajudar muito o nosso time até o final do Campeonato Brasileiro.
Lucas Romero concorda com o companheiro e também rasga elogios para Robinho. O volante argentino afirma que trabalha para que o meia tenha liberdade para fazer o que sabe de melhor, que é dar passes importantes para Ramón Ábila fazer gols.
- A gente pode ver no campo como ele joga. É um cara muito importante para nós. Tem bom panorama de jogo, é muito inteligente e sempre dá passes para gol. Temos que recuperar a bola e deixá-lo cômodo em campo, assim como Arrascaeta e Sobis, para dar passes para Wanchope fazer os gols.




0 comments

Postar um comentário