Adriano Gabiru

quarta-feira, 20 de julho de 2016



Carlos Adriano de Souza Vieira, mais conhecido como Adriano Gabiru (Maceió, 11 de agosto de 1977), é um futebolista brasileiro que atua como meia. Atualmente defende o Guarany de Bagé.

Adriano Gabiru iniciou sua carreira no CSA. Pelo clube de Maceió, conquistou o Campeonato Alagoano de 1997, logo na primeira temporada como profissional.
Em 1998, transferiu-se para o Atlético Paranaense, clube onde permaneceu até 2004. No clube de Curitiba, Adriano foi campeão do Campeonato Brasileiro de 2001, com grandes méritos, por ser um dos destaques naquela campanha, junto com Alex Mineiro, Kléberson, Kléber Pereira e sendo comandado pelo treinador Geninho.
Ainda no Atlético Paranaense ganhou o apelido de Gabiru. Segundo o atleta, seu ex-companheiro de Furacão, o goleiro Flávio, começou a chamá-lo assim e a brincadeira pegou, e com esse nome emblemático o atleta leva ainda hoje com muito carinho.
No Atlético, Gabiru conquistou 4 Campeonatos Paranaenses e o primeiro título nacional da história do clube, o Campeonato Brasileiro de 2001. Enquanto esteve por lá, o jogador manteve um futebol de altissíma qualidade, sendo considerado um dos grandes ídolos do Atlético Paranaense. Foi emprestado em duas oportunidades, a primeira para o Olympique de Marseille, da França, em 2000, e a segunda para o Cruzeiro, de Belo Horizonte, entre 2004 e 2005.
Em 2006, o Internacional contratou o atleta para uma importante temporada, já que o clube participaria da Copa Libertadores da América. Durante a temporada, Adriano foi muito contestado pela torcida do Colorado, que chegou a vaiá-lo em várias oportunidades, pedindo ao então treinador, Abel Braga, que o tirasse de campo ou mesmo que o desligasse do grupo.
No entanto, com grande profissionalismo ele deu a volta por cima e demonstrou toda sua garra, e respondeu à sua torcida com um gol inesquecível. Gabiru foi o autor do gol que deu o título mundial ao Internacional. Então, no dia 17 de dezembro de 2006, Adriano tornou-se a grande notícia do Internacional, na final do Campeonato Mundial de Clubes, disputado no Japão. Começando na reserva do clube gaúcho, campeão da Taça Libertadores da América, no jogo contra o campeão da Liga dos Campeões da UEFA, o Barcelona, Gabiru entrou em campo aos 31 minutos do segundo tempo, com a responsabilidade de substituir o capitão do Colorado, Fernandão, que saiu lesionado. Apenas 5 minutos após, Adriano recebeu um passe do atacante Iarley, entrou na área e desviou do goleiro Valdés, marcando o único gol da partida que deu o título mundial ao Internacional e entrando para a história do clube.
Hoje o jogador é ídolo do Internacional. Essa idolatria também é vista pelos torcedores do Atlético Paranaense. Em 2007, Adriano Gabiru não renovou o contrato com o Inter, e foi emprestado ao Figueirense para a disputa do Campeonato Brasileiro.[5] E ainda no mesmo ano, acertou novo empréstimo, agora para o Sport,[3] Aonde desempenhou um futebol com total categoria e profissionalismo.
Em 2008 foi contratado pelo Goiás, porém na temporada seguinte, não permaneceu no clube goiano e, foi para o Guarani.[6] No clube de Campinas, fez parte do elenco que trouxe o Bugre de volta à Série A do Brasileirão. Em 2010, Gabiru acertou com o Mixto, de Mato Grosso. Ele se juntou a outro ex-colorado campeão mundial, Perdigão.[7] Em 2011, o jogador acertou com o Corinthians Paranaense para a temporada do Campeonatos Paranaenses.[8] Em dezembro de 2011, ele acertou seu retorno ao CSA, clube que o revelou, para a disputa da temporada de 2012.

Gabiru se apresenta, em Bagé no 105º aniversário do clube, e participará de uma grande festa e a estréia na Série C do Campeonato Gaúcho, em junho. Antes fará dois amistosos com o Guarany de Bagé. O pagamento dos salários do jogador será dividido entre a prefeitura municipal de Bagé e uma revendedora de automóveis da cidade.[10]

Seleção Brasileira As boas atuações do jogador com a camisa do Atlético Paranaense, lhe renderam nove oportunidades na Seleção Brasileira Sub-23, entre 1999 e 2000, e duas na Seleção Brasileira principal, em 2003.


*********************


Conhecido em MG e ídolo do Inter, Adriano Gabiru volta ao futebol no interior gaúcho

Meia-atacante Gabiru defenderá o modesto Panambi, da Segunda Divisão



    




 postado em 26/01/2015 19:55 / atualizado em 26/01/2015 20:01


VALTERCI SANTOS-GAZETA DO POVO
O torcedor do Cruzeiro não tem tantas lembranças de Adriano Gabiru, que jogou no clube entre 2004 e 2005. Mas no Beira-Rio a situação é diferente. O meia-atacante marcou o gol mais importante da história do Internacional. O tento assinado diante do Barcelona garantiu o título do Mundial de Clubes de 2006.

Agora, Gabiru está de volta aos gramados, depois de uma temporada inativo. O jogador acertou com o modesto Panambi, da Segunda Divisão do futebol gaúcho. Aos 37 anos, o armador quer um recomeço no Sul do país.

“No ano passado, fiquei parado. Agora decidi recomeçar, porque só sei fazer isso. É a minha vida”, disse ao Zero Hora.

A participação nos treinos deve acontecer na próxima semana. O clube gaúcho ainda faz trabalhos de pré-temporada. “Tenho que treinar um pouco, para voltar à melhor forma”, completou.

0 comments

Postar um comentário