Do blog Atemporal Esportes

terça-feira, 17 de maio de 2016

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

DEMOCRATA 1X2 CRUZEIRO


 Foto: Sérgio Roberto/LightPress


DEMOCRATA ESTREIA NO MINEIRO COM DERROTA PARA O CRUZEIRO
Fábio Velame

GOVERNADOR VALADARES - O Democrata estreou no Campeonato Mineiro com derrota para o Cruzeiro por 2 a 1 na noite de ontem. A Pantera saiu na frente no primeiro tempo, mas acabou tomando a virada na segunda etapa. Apesar da derrota, o Democrata conseguiu fazer uma bom jogo, dando uma boa expectativa aos torcedores da Pantera para o restante do torneio. O jogo foi disputado no estádio José Mammoud Abbas, com a presença de 6160 torcedores.  
Diferente de como havia sido divulgado, a arquibancada metálica estava com a presença das duas torcidas. Arquibancadas de cimento e geral atrás do gol, a presença era maior de torcedor cruzeirense. Nas cadeiras, um bom número de torcedores, apesar de não ter lotado nessa área.
O Democrata entrou em campo todo de branco e com uma escalação diferente. A Pantera entrou com esquema de três zagueiros. De acordo com o técnico Gilmar Estevam, essa decisão foi tomada nos treinos que foram fechados pra torcida e imprensa na semana do jogo. Já o Cruzeiro entrou todo de azul e jogou no mesmo esquema que tem costume de jogar, com uma linha de três meias e um centroavante.
Nos 10 minutos iniciais, um jogo de bastante estudo, sem nenhuma finalização das equipes. Mas depois disso, o Democrata começou a apertar o Cruzeiro. O volante Marcel teve a primeira oportunidade, chutando de fora da área aos 11 minutos. Aos 13 minutos, saiu o gol do Democrata. Osvaldir recebeu na lateral direita do ataque e cruzou, Rodrigão se antecipou ao zagueiro Léo e marcou um belo gol, pegando de primeira e mandando no canto esquerdo do goleiro Fábio. Festa no Mamudão. Democrata 1 a 0.
O jogo seguiu com o Democrata dominando as ações no primeiro tempo. O Cruzeiro tinha dificuldades e não conseguia levar perigo ao gol de Fábio Noronha. A primeira chegada da equipe celeste foi num escanteio aos 25 minutos, com o zagueiro Léo aparecendo na área e mandando a bola pra fora.
Aos 29 minutos, Paulinho, um dos destaques do Democrata no jogo, cobrou uma falta na direita da área, cruzando a bola que passou por todo mundo, levando perigo ao gol de Fábio. Um minuto depois, o meia arriscou de fora da área obrigando Fábio a fazer a defesa. O Democrata dominava o jogo e aos 31 minutos, com uma linda tabela entre Júlio César e Rodrigão, o volante apareceu bem na entrada da área e chutou pra fora.
Só aos 33 minutos, o Cruzeiro chegou com perigo. Em jogada de Marquinhos pela direita, Judivan recebeu o cruzamento na grande área e chutou por cima do gol. Aos 41 minutos, em uma falta cavada pelo lateral Gílson na entrada da área, Marquinhos cobrou e Fábio Noronha fez uma defesa tranquila.
No segundo tempo, os dois times voltaram sem nenhuma modificação. O Cruzeiro voltou mais ligado no jogo. Aos 2 minutos, Leandro Damião recebeu de costas para a zaga como se fosse um pivô, conseguiu virar e chutar ao gol, obrigando Fábio Noronha a fazer a defesa.
Aos 4 minutos, Paulinho cobrou escanteio e Fábio tirou a bola da área. Aos 5 minutos, Marquinhos arrisca da intermediária, a bola desvia na zaga, e Fábio Noronha faz a defesa. Aos 7 minutos Leandro Damião recebe um cruzamento e balança a rede do Democrata, mas o lance foi anulado. O centroavante estava em impedimento.
Nesse momento da partida o Cruzeiro já tomava conta das ações no segundo tempo. Aos 10 minutos, em jogada ensaiada na cobrança de falta, Marquinhos rola bola pra Willian que chuta, Fábio Noronha salva o Democrata espalmando a bola. Um minuto depois, Judivan faz grande jogada pela esquerda, e finaliza para fora.
Aos 12 minutos, João Paulo faz grade jogada e antes de finalizar cai na área, pede o pênalti, mas o juiz nada marca. Aos 13 minutos, Marcelo Oliveira coloca o atacante camaronês Joel no lugar do volante Eurico, deixando a equipe apenas com um volante.  Gilmar Estevam coloca o lateral direito Douglas no lugar de Osvaldir, que havia sido amarelado.
Judivan aos 22 minutos aparece bem novamente fazendo boa jogada pela direita, chuta cruzado, a bola desvia na defesa do Democrata e vai para fora. Aos 23 minutos os dois treinadores mudam novamente. Neilton entra no lugar de Judivan e Leandro Alves entra no lugar de Paulinho.
Em sua primeira jogada, Leandro Alves finaliza de fora da área depois de receber de João Paulo que fez bem o pivô. A bola passou perto do gol de Fábio. O gol de empate do Cruzeiro surgiu aos 28 minutos, em um escanteio cobrado por Marquinhos. Leandro Damião desviou a bola na primeira trave e Henrique apareceu sozinho para marcar de cabeça.
O Democrata, dois minutos depois de tomar o empate, teve uma boa chance. Leandro Alves cobrou escanteio e Marcel apareceu bem na área, mas cabeceando a bola para fora. Aos 31 minutos, o volante Bruno Edgar entra no lugar de Marquinhos. Nesse momento, o Cruzeiro voltava a ter dois volantes em campo.
Aos 34 minutos a virada do Cruzeiro. Joel tabela com Willian e o camaronês aparece na área finalizando de perna esquerda, estufando as redes de Fábio Noronha. Cruzeiro 2 a 1. 
 Foto: Sérgio Roberto/LightPress

O Democrata então foi para cima do Cruzeiro. Júlio César cobra a falta da intermediaria, mas a bola vai pra fora, isso aos 37 minutos. Aos 39 minutos, a última cartada do treinador Gilmar Estevam. Amilton entra no lugar do centroavante João Paulo.
Aos 40 minutos, Neilton faz boa jogada pela direita e bate cruzado, mas Leandro Damião não chega na bola. Aos 42 minutos grande chance para o Democrata empatar. Uma falta sofrida por Rodrigão na meia lua. O volante Júlio César novamente se apresenta para cobrança, mas a bola vai por cima do gol.
Gilmar Estevam comentou no fim da partida sobre o jogo. “Infelizmente não deu pra vencer. Tentamos bloquear o Cruzeiro de todas as formas, dentro daquilo que a gente vinha estudando. Fizemos uma grande primeira parte, digno de time campeão e conseguimos fazer o gol. Mas sabemos do poderio do Cruzeiro, que voltou com outra dinâmica, começou a rodar a bola e encontrar espaço e conseguiram virar a partida. Mas apesar da derrota, senti que ganhei uma equipe forte para o restante do campeonato”.
Gilmar também comentou a saída de Paulinho, um dos destaques do time: “A grande perda foi o Paulinho, que vinha muito bem no meio campo, controlando o jogo e segurando a bola, mas infelizmente não aguentou o jogo todo, até porque ele vinha de contusão”. O treinador ainda finalizou: “Senti que a equipe tá forte e agora é preparar bem, porque domingo que vem já temos outra batalha. A equipe se comportou bem dentro do que nós queríamos, não gostamos de perder de forma alguma, mas temos que digerir e isso aí e preparar bem durante a semana para o próximo jogo”.
Henrique, volante do Cruzeiro, comentou: “Foi bom o jogo e fico feliz em ajudar o Cruzeiro a vencer, marcando um gol. Nada melhor que começar vencendo na competição. Claro que tivemos dificuldades, mas aos pouquinhos vamos readquirindo o bom futebol”.
O elenco do Democrata tem folga nesta segunda-feira e se reapresenta às 9 horas da manhã nesta terça-feira (3). O próximo jogo da Pantera será contra o Boa Esporte, em Varginha, no próximo domingo (8). Já o Cruzeiro enfrenta a Caldense no Mineirão, no mesmo dia.

Ficha da partida
DEMOCRATA-GV 1 x 2 CRUZEIRO

DEMOCRATA-GV
Fábio Noronha, Rodrigo Lima, Jadson, Ricardo Duarte, Osvaldir (Douglas), Júlio César, Marcel, Paulinho (Leandro Alves), Denilson, João Paulo (Amilton) e Rodrigão. Técnico: Gilmar Estevam.

CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Gilson; Henrique, Eurico (Joel), Marquinhos (Bruno Edgar), Judivan (Neilton) e Willian; Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira

Gols: Democrata: Rodrigão (13min do 1°T). Cruzeiro: Henrique (28min do 2ºT) e Joel (34min do 2ºT)

Local: Estádio Mamudão, em Governador Valadares
Árbitro:Igor Júnior Benevenuto (CBF/FMF)
Auxiliares: Marconi Helbert Vieira (CBF/FMF) e Ricardo Junio de Souza (CBF/FMF)
Cartões amarelos: Denilson e Osvaldir (Democrata)

0 comments

Postar um comentário