Boa convivência que desmoronou: resumo da relação entre Paulo Bento e Cristiano Ronaldo

terça-feira, 17 de maio de 2016

RUZEIRO

Boa convivência que desmoronou: resumo da relação entre Paulo Bento e Cristiano Ronaldo

Técnico do Cruzeiro comandou estrela mundial por 4 anos na Seleção Portuguesa

 
    

 postado em 17/05/2016 20:00 / atualizado em 17/05/2016 20:27
AFP PHOTO
Durou aproximadamente 43 minutos a primeira entrevista coletiva de Paulo Bento como técnico do Cruzeiro. Entre tantos temas debatidos nessa segunda-feira, na Toca da Raposa II, um em especial passou batido: o relacionamento do comandante português com Cristiano Ronaldo, um dos maiores astros do futebol mundial.

Em 2002, Paulo Bento já era jogador experiente. Titular no meio-campo do Sporting, o ex-volante acompanhou os primeiros passos de Cristiano Ronaldo com a camisa leonina. Ao início da temporada 2003/2004, a então promessa de 18 anos se transferiu para o Manchester United. Meses depois, Bento, já aos 34 anos, encerrou a carreira profissional para se tornar treinador.

Como atletas, Paulo Bento e Cristiano Ronaldo tinham boa convivência. A cordialidade, porém, ficou à prova a partir de setembro de 2010, quando o então treinador do Sporting aceitou convite para dirigir a Seleção Portuguesa.

Disciplinador, Bento abriu mão de alguns nomes importantes, como os experientes Tiago e Ricardo Carvalho, e conseguiu chegar à semifinal da Eurocopa de 2012, sendo eliminado somente nas penalidades máximas para a Espanha, campeã daquela edição. Antes da competição, o camisa 7 era só elogios ao selecionador:

“Não nos conhecíamos muito bem, porque muitos dos jogadores tinham pouca experiência na Seleção e, assim, é mais difícil construir uma equipe. Além disso, não entramos bem na fase de qualificação, mas Paulo Bento fez um excelente trabalho quando pegou no grupo. Passamos a jogar muito melhor e os resultados mostraram isso mesmo. Ganhamos quase todos os jogos e conseguimos a classificação para a repescagem, onde jogamos muito bem. Merecemos estar na fase final”, disse Cristiano, em entrevista ao site oficial da Uefa. Portugal garantiu presença na Euro após bater a Bósnia e Herzegovina no placar agregado (empate sem gols no jogo de ida e vitória por 6 a 2 na partida de volta).

A relação entre Bento e Cristiano Ronaldo desmoronou em 2014, na disputa da Copa do Mundo. Decisivo na qualificação da equipe lusitana à competição – marcou os três gols na vitória por 3 a 2 sobre a Suécia na repescagem das Eliminatórias Europeias, em 19 de novembro de 2013 –, Ronaldo não ficou nada satisfeito com a eliminação da seleção na primeira fase do Mundial no Brasil e tal situação teria acelerado o processo de demissão de Bento. Sem a presença do craque, Portugal perdeu da modesta Albânia por 1 a 0, no Estádio Municipal de Aveiro, em 7 de setembro, pelas Eliminatórias da Eurocopa. Dias depois, a Federação Portuguesa anunciou a saída do selecionador e fez com que o jornal português Correio da Manhã publicasse a manchete: “Ronaldo empurra Bento para a saída”. Conforme a reportagem, o craque do Real Madrid questionava as escolhas malsucedidas do selecionador num grupo “onde faltava qualidade”.

Reuters
No dia 12 de outubro de 2014, em entrevista coletiva que marcou a estreia de Fernando Santos à frente de Portugal (derrota para a França, por 2 a 1), Ronaldo foi enfático ao falar sobre Paulo Bento. “É um tema encerrado. Adorei trabalhar com ele. Fiquei com os pontos positivos”. O camisa 7 negou qualquer interferência na decisão tomada por Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol. “Quem manda na seleção, desde que cá estou, é o presidente, é ele quem toma as decisões. Jamais um jogador ou um grupo de jogadores influenciou as decisões do presidente ou da equipe técnica”.

Paulo Bento, por sua vez, demonstrou certo afastamento de Cristiano e declarou, dias depois de ser demitido, que preferia João Moutinho como capitão da equipe:

“Quando se perde é quando se conhece melhor as pessoas. Quando ganhas é só alegria. Não esperava nem mais nem menos dele. Foi o melhor jogador que treinei e nos ajudou a alcançar objetivos. Como capitão, Ronaldo é mais maduro que há alguns anos, mas, se tivesse que escolher, ficaria com João Moutinho. Pela qualidade, pelo profissionalismo e pela capacidade de entender as ideias de um treinador. Trabalhei com ele no Sporting por um tempo, então meu ponto de vista é parcial”, comentou, em declarações à Rádio e Televisão de Portugal (RTP) em 20 de setembro de 2014.

No fim de 2015, quando Portugal conseguiu vaga para jogar a Eurocopa de 2016 como campeão do Grupo A das Eliminatórias, Cristiano Ronaldo deixou no ar a indireta para Paulo Bento ao exaltar Fernando Santos por reaproveitar jogadores preteridos pelo ex-técnico, casos do zagueiro Ricardo Carvalho e do meia Ricardo Quaresma.

“É um sentimento muito bom. Foi uma fase de qualificação difícil. Começamos mal, acabamos bem e é isso que importa. O Fernando Santos foi uma mais-valia para esta seleção. Ele recuperou jogadores que faziam falta. Graças a Deus estamos qualificados”.

Paulo Bento comandou Cristiano Ronaldo na Seleção Portuguesa em 33 partidas, de 21 de setembro de 2010 a 11 de setembro de 2014. Nesse período, o melhor jogador do mundo em 2008, 2013 e 2014 marcou 21 gols. A equipe venceu 21 vezes, empatou cinco e perdeu sete.

0 comments

Postar um comentário