Sólido na defesa, Cruzeiro precisa conter ansiedade no ataque para avançar na Copa BR

terça-feira, 18 de outubro de 2016


Após o empate por 0 a 0 contra a Chapecoense no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro chegou à marca de quatro jogos consecutivos sem levar gol. Em contrapartida, o time comandado pelo técnico Mano Menezes caiu de rendimento ofensivo e tem desperdiçado muitas chances de balançar as redes adversárias. Contra o Corinthians, nesta quarta-feira, às 21h45, no Mineirão, os jogadores terão de “calibrar o pé” para sair com a classificação à semifinal da Copa do Brasil. No jogo de ida das quartas, no Itaquerão, os paulistas levaram a melhor e venceram a Raposa por 2 a 1. Agora, em Belo Horizonte, o clube celeste precisa de uma vitória simples para chegar à próxima fase. 

Nas quatro últimas partidas do Cruzeiro - contra a Grêmio, Ponte Preta, Palmeiras e Chapecoense - o time não foi vazado. Porém, conseguiu marcar apenas três gols: nas vitórias diante do Tricolor Gaúcho, por 1 a 0, e sobre a Macaca, por 2 a 0. O interessante é que a equipe mostra intenso volume de jogo, mas tem pecado nas conclusões a gol. Principal goleador da Raposa, Ramón Ábila não está nos melhores dias e não dispõe do mesmo poder de finalização apresentado em outros confrontos. No duelo com a Chapecoense, por exemplo, o argentino perdeu um pênalti e acertou a trave em outra oportunidade.

Para o técnico Mano Menezes, a ansiedade na busca pelo gol é inevitável, principalmente quando o adversário joga com uma estratégia mais defensiva. Como o Timão pode se classificar com um empate, é possível que o técnico Oswaldo de Oliveira adote uma postura mais cautelosa frente ao Cruzeiro, no Mineirão.  

“Não tem como não estar ansioso nos últimos minutos, quando você tem muito volume, como a gente já estava tendo, e o adversário se posta lá atrás só para segurar o resultado. Então, a bola demora para entrar, começa a ter muito menos espaço dentro do campo de jogo, e aí a gente precipita um pouco as coisas, é natural. Todo mundo faz isso, até as grandes equipes”, afirmou Mano Menezes, em coletiva após o empate sem gols frente à Chape. 

Números
No Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem apenas o 12º melhor ataque, com 37 gols marcados. A boa notícia é que na Copa do Brasil, o time tem o segundo melhor rendimento ofensivo, com 16 tentos. É válido ressaltar que a Raposa, diferentemente das equipes que participaram da Libertadores desta temporada, iniciou sua participação no torneio desde a primeira fase.  Apesar da nítida melhora do sistema defensivo após a chegada de Mano Menezes, o clube ainda tem números ruins no setor. São 41 gols sofridos no Brasileiro e oito pela Copa do Brasil. 

Já o Corinthians destaca-se pelo poder de marcação. Na competição de pontos corridos, o clube tem a 6ª melhor defesa (31 gols sofridos). Pelo torneio eliminatório, o Timão foi vazado duas vezes: contra o Fluminense, no jogo de ida das oitavas de final, e diante do Cruzeiro, no primeiro jogo das quartas. 

Cruzeiro no Campeonato Brasileiro

Jogos: 31
Gols marcados: 37 (12º melhor ataque)
Gols Sofridos: 41 (7ª pior defesa)

Cruzeiro na Copa do Brasil

Jogos: 8
Gols marcados: 16 (2º melhor ataque)
Gols sofridos: 8 (3ª pior defesa)

Corinthians no Campeonato Brasileiro
Jogos: 31
Gols marcados: 41 (7º melhor ataque)
Gols sofridos: 31 (6ª melhor defesa)

Corinthians na Copa do Brasil (a partir das oitavas de final)

Jogos: 3
Gols marcados: 4 (12ª melhor ataque)
Gols sofridos: 2 (38ª pior defesa)

0 comments

Postar um comentário