Mano Menezes avalia mudanças no Cruzeiro e fala sobre chances de título na Copa do Brasil

quinta-feira, 22 de setembro de 2016



O Cruzeiro entrou em campo contra o Botafogo praticamente classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. A goleada por 5 a 2 no jogo de ida, disputado em 1º de setembro, no Rio de Janeiro, transformou a partida desta quarta-feira, no Mineirão, numa espécie de “treino de luxo” vencido pelo time mineiro por 1 a 0 - gol do zagueiro Bruno Rodrigo, aos 36min do primeiro tempo. Tanto que Jair Ventura, treinador botafoguense, escalou nove reservas. Já Mano Menezes aproveitou para dar descanso a alguns titulares, casos de Rafael Sobis e Robinho, visando ao duelo de domingo pelo Campeonato Brasileiro contra o Flamengo. Em entrevista coletiva depois da partida, o comandante cruzeirense justificou o descanso concedido a apenas dois jogadores.

“Porque se eu faço um discurso para os jogadores de que nós temos que nos manter atentos e mudo toda a equipe, minha atitude vai contra o meu discurso. E isso nunca termina bem. Os mais desgastados nós tiramos. No intervalo tirei Ábila, pois era importante dar ritmo a Willian. Entraram também o Denílson e o Alisson. Então, a partir do momento que tomamos essa atitude, podemos mexer só três vezes. E aí tem que tirar quem está mais cansado”, disse o treinador.

O escolhido para a vaga de Rafael Sobis foi Elber, que se movimentou bastante pelo lado direito no primeiro tempo. Já Rafinha atuou na função de Robinho, sem tanto brilho. Mano explicou os motivos de ter deixado Alisson no banco de reservas. “Não gosto de jogar com dois ponteiros, pois falta armação à equipe. Arrascaeta é quase atacante. Se eu coloco mais um, ficam quatro jogadores na última linha. Faltará gente na armação. Sempre vou optar por um de maior característica de meio-campo e outro de ataque. Como escolhi o Elber, o Rafinha entrou com a característica de ser o armador”.

A classificação do Cruzeiro foi obtida de maneira tranquila. Nesta quarta-feira, o placar poderia ter sido maior, pois o lateral-esquerdo Edimar, aos 27min do segundo tempo, acertou o travessão em cobrança de falta da meia-lua. Até aqui na competição eliminatória, o time venceu seis partidas e empatou uma, registrando mais de 90% de aproveitamento.

Chances de título

Ao analisar o triunfo sobre o Botafogo, Mano Menezes colocou o Cruzeiro como candidato natural à conquista da Copa do Brasil, sobretudo pelo histórico de maior vencedor da competição ao lado do Grêmio, com quatro conquistas. O treinador, porém, ressaltou o longo caminho a ser percorrido até uma eventual decisão.

“Quando equipes grandes como o Cruzeiro chegam numa reta final de Copa do Brasil, todas elas passam a ser candidatas. Nós temos amanhã duas oportunidades de times não tão tradicionais chegarem, que é o Juventude, contra o São Paulo, e o Internacional, contra o Fortaleza. O restante é conhecido, são clubes tradicionais, vencedores e todos campeões. E esse convívio faz bem, né?! Esse convívio devolve o Cruzeiro para lugar onde sempre esteve. Isso traz uma coisa boa e traz possibilidades, embora ainda esteja muito longe. Nós acabamos de chegar às quartas de final”.

O adversário da equipe celeste será conhecido em sorteio na manhã de sexta-feira, às 9h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Inicialmente, as quartas de final da Copa do Brasil estão marcadas para acontecer nos dias 28 de setembro e 19 de outubro. Também estão garantidos na disputa Atlético, Grêmio, Palmeiras, Corinthians e Santos. Nesta quinta, os vencedores de Fortaleza x Internacional, no Castelão, e Juventude x São Paulo, no Alfredo Jaconi, se juntarão aos classificados. A dupla gaúcha está em vantagem: na ida, o Juventude bateu o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi, e o Inter superou o Fortaleza por 3 a 0, no Beira-Rio.

0 comments

Postar um comentário