Em momentos distintos, mas com meta comum, América e Cruzeiro se reencontram no Brasileiro

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

América e Cruzeiro voltam a se encontrar nesta quinta-feira, às 21h, no Independência, em duelo pela 23ª rodada doCampeonato Brasileiro. As equipes, que já mediram forças em outras quatro ocasiões no primeiro semestre do ano, vivem momentos distintos na competição, embora tenham um objetivo principal: diminuir as chances de rebaixamento.Com os resultados da rodada, o clube celeste caiu para a 16ª posição, com o mesmo número de pontos do Vitória, primeiro do Z4. Já o Coelho é o lanterna, com 13 pontos, e tem um tarefa quase inglória nos 16 compromissos que lhe restam.

Em alta, invicto há cinco jogos na Série A, o time de Mano Menezes é dono do melhor aproveitamento do returno ao lado de Palmeiras e Ponte Preta (77,78%). Desde a chegada do treinador gaúcho, a realidade da Raposa se transformou. Sempre preocupados com a calculadora, os torcedores celestes começaram a observar a parte de cima da tabela com atenção e sonhar com objetivos mais prósperos para a sequência da temporada. 

A fase ruim do rival não ilude o técnico cruzeirense Mano Menezes antes do confronto. Por se tratar de um clássico, e entre times que estão na parte de baixo da tabela, ele espera um jogo equilibrado e com poucas chances de gol.

”Precisamos aproveitar as oportunidades que, neste tipo de jogo, não serão muitas. Geralmente, é um jogo de muita marcação e muito confronto. Nosso adversário é um time que joga com muitos jogadores no meio de campo e precisamos igualar isso para não dar as oportunidades que o rival quer ter na construção das jogadas. Quando tivermos nossas oportunidades, que podem não ser tantas, precisamos manter o poder de aproveitamento das últimas rodadas”, disse Mano, enfatizando a boa fase do ataque celeste.

Nos período de invencibilidade no Brasileiro, de cinco jogos, o time marcou 11 gols, sem contar a goleada por 5 a 2 sobre o Botafogo no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

O América, por sua vez, vem de três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro. A chegada de Enderson Moreira ao comando do time não mudou muito as aspirações da equipe, que se reorganizou ao longo do torneio e, mais uma vez, pecou no planejamento depois de conquistar o Campeonato Mineiro. Com 13 pontos ganhos, o Coelho tem apenas 19,7% de aproveitamento na competição nacional e precisa tirar uma diferença de 13 pontos para o primeiro clube fora da zona de rebaixamento.

Um dos principais líderes do time, o goleiro João Ricardo conta com uma vitória nesta quinta-feira para iniciar uma arrancada no Brasileirão. “Um jogo para dar motivação e iniciar uma arrancada não seria melhor que um clássico. Ainda mais contra uma grande equipe como o Cruzeiro, que se a gente conseguir vencer, aquela confiança do grupo voltaria. Não diria tranquilidade porque nossa situação é complicada, mas nos daria uma motivação a mais para continuar a competição”, projetou.

Após a chegada de Ederson Moreira ao comando técnico do América, a equipe chegou a esboçar uma reação no Brasileiro. Na melhor sequência do time na competição, o Coelho empatou com Grêmio e Sport e venceu o Santos no Horto. No entanto, são três partidas com derrotas após o triunfo diante do Peixe. A tarefa do treinador volta a ser elevar o espírito e a moral do grupo alviverde, desacreditado com a campanha na Série A.

Para tal, Enderson teve 10 dias para preparar a equipe que enfrenta o Cruzeiro, no clássico mineiro da rodada. O técnico trabalhou à exaustão as finalizações dos jogadores. O América tem o pior ataque do Brasileiro, com apenas 14 gols marcados.

"O Cruzeiro é um grande adversário, é um jogo extremamente difícil. Temos que estar muito concentrados. O trabalho de finalização é uma constante. Temos que trabalhar sempre, mesmo que esteja em um nível bom. O que me deixa um pouco mais contente, mais satisfeito, é que a equipe começou a aumentar o número de chances criadas. Esse é o primeiro passo para que a gente possa marcar mais gols", disse o técnico.Times

No América, mandante desta quinta-feira, o técnico Enderson Moreira promoverá duas mudanças em relação ao time que sofreu o revés por 2 a 1 para o Vitória na última rodada. Danilo entrará na lateral esquerda na vaga de Gilson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já Diego Lopes treinou na vaga de Matheusinho, que esteve com a Seleção Brasileira Sub-20 na Inglaterra, para realizar dois amistoso, e voltou com cansaço muscular. No ataque, Nilson é dúvida devido a uma edema na coxa. Se ele não atuar, Michael formará a dupla ofensiva com Osman.

Já o Cruzeiro está confirmado com Rafinha no lugar do atacante Rafael Sobis, suspenso. No banco de reservas, Mano terá muitas opções ofensivas para tentar bater o rival, como Marcos Vinícius, Alisson, Willian e Elber. Esse último foi a novidade na relação, pois vinha de inatividade de mais de dois meses devido a uma lesão muscular.

AMÉRICA X CRUZEIRO

AMÉRICA
João Ricardo, Jonas, Alison, Sueliton e Danilo; Leandro Guerreiro, Juninho, Pablo e Diego Lopes; Osman e Nilson (Michael). Técnico: Enderson Moreira

CRUZEIRO
Rafael; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Ariel Cabral e Robinho; Arrascaeta; Rafinha e Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes

Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data e hora: 8 de setembro, às 21h
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG/Asp. FIFA)
Assistentes: Pablo Almeida da Costa (MG/Asp. FIFA) e Celso Luiz da Silva (MG)

0 comments

Postar um comentário