Cruzeiro bate Figueirense em confronto direto, deixa Z4 e completa quarto jogo sem derrota

domingo, 21 de agosto de 2016


Cada vez mais organizado e com a cara de Mano Menezes, o Cruzeiro vai se recuperando no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, a equipe teve mais uma ‘decisão’ pela frente e não decepcionou seu torcedor ao vencer o Figueirense por 2 a 1, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Rival direto na briga para fugir da zona de rebaixamento, o alvinegro catarinense não suportou a organização tática e o equilíbrio da Raposa, que soube administrar, mas foi agressiva em momentos pontuais da partida. Henrique e Ramón Ábila marcaram os gols do triunfo que garantiu o quarto jogo sem derrota da equipe celeste. Ferrugem descontou para o mandante nos instantes finais da partida. 

O Cruzeiro não vencia o Figueirense no Orlando Scarpelli há oito anos. Antes deste domingo, foram quatro encontros, um empate e três derrotas. Apesar do péssimo momento na Série A, o alvinegro catarinense tem campanha regular dentro de seus domínios, onde ainda não havia sido derrotado na competição nacional – quatro vitórias e seis empates.

Depois do resultado em Florianópolis, o Cruzeiro alcançou a 16ª colocação da Série A e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro pelo menos de forma provisória. O Vitória enfrenta o Corinthians, nesta segunda, e poderá ultrapassar a Raposa, que retorna nesta segunda-feira a Belo Horizonte e já realiza atividades em seu centro de treinamento. O próximo compromisso é domingo, dia 28, diante do Santa Cruz, no Mineirão, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo

Como tem sido em seus últimos confrontos, o Cruzeiro começou implacável o duelo diante do Figueirense. A exemplo do último domingo, quando marcou gol contra Coritiba antes dos 10 minutos, o time de Mano Menezes abriu o placar no Orlando Scarpelli, em Santa Catarina, nos minutos iniciais da primeira etapa. Robinho cobrou falta, Manoel desviou e a bola ainda pegou no zagueiro Marquinhos antes de sobrar para Henrique, aos 3’. Novo capitão da equipe, o volante tirou do goleiro em finalização precisa para marcar seu 20º gol com a camisa celeste. 0 a 1.

Na frente do marcador, o Cruzeiro deixou o Figueirense tomar iniciativa das jogadas, embora tenha mantido linha alta de marcação em vários momentos, e aproveitou a velocidade de seu setor ofensivo para emplacar contra-ataques interessantes. Enquanto o mandante chegou com Dodô aos 12’, quando a bola parou na trave direita de Lucas França, o Cruzeiro teve boa oportunidade com Rafael Sobis, de fora da área, aos 14’. Thiago Rodrigues realizou defesa segura. Aos 30’, o goleiro trabalhou novamente e espalmou finalização firme de Lucas.

Com dificuldade de entrar na área do Figueirense, o Cruzeiro voltou a apostar na bola parada e quase ampliou o placar ainda no primeiro tempo. Em jogada ensaiada, aos 35’, Robinho encontrou Arrascaeta atrás da barreira e, de primeira, o uruguaio emendou bonita finalização. A bola parou no travessão de Thiago Rodrigues. As faltas e os cartões foram outras marcas dos 45 minutos iniciais: cinco amarelos – Edimar, Henrique, Arrascaeta (Cruzeiro); Carlos Alberto, Ferrugem, Marquinhos (Figueirense) – e 28 faltas marcadas pelo árbitro João Batista de Arruda.

Como na primeira etapa, o Cruzeiro subiu a escadaria do vestiário no Orlando Scarpelli e não demorou a marcar. Impiedoso, ampliou o placar mais uma vez no início de tempo. Aos 2’, Robinho finalizou, Bruno Alves salvou o Figueirense, mas a bola voltou para o meia cruzeirense, que encontrou Ramón Ábila livre na pequena área. Wanchope não desperdiçou e, de cabeça, assinalou o segundo gol da equipe em Santa Catarina. 0 a 2. Foi o quinto gol em cinco jogos com a camisa celeste – o quarto consecutivo em que o argentino marcou.

Muito tranquilo e administrando o placar com inteligência, o Cruzeiro ainda viu Carlos Alberto ser expulso depois de falta infantil em Rafael Sobis, aos 16’. No abafa, atacando a qualquer custo, o Figueirense conseguiu chegar ao gol da Raposa, mas Lucas França se destacou e realizou boas intervenções, apesar de se mostrar ansioso para encaixar as defesas, gerando muitos rebotes para o adversário. De tanto insistir, o alvinegro chegou a diminuir o placar aos 43’ da etapa final. Henrique perdeu a posse de bola na intermediária, Ferrugem aproveitou a sobra e acertou o canto da meta de Lucas França. 1 a 2.

FIGUEIRENSE 1 X 2 CRUZEIRO

Figueirense
Thiago Rodrigues; Ayrton (Lins), Bruno Alves, Marquinhos e Pará; Jackson Caucaia, Yago (Jefferson), Ferrugem e Carlos Alberto; Rafael Moura e Dodô (Elvis). Técnico: Argel

Cruzeiro
Lucas França; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Lucas Romero, Robinho (Marcos Vinícius) e Arrascaeta (Rafinha); Rafael Sobis e Ramón Ábila (Willian). Técnico: Mano Menezes

Gols: Henrique (3’1ºT), Ramón Ábila (2’2ºT), Ferrugem (43’2ºT)
Cartões amarelos: Edimar, Henrique, Arrascaeta, Lucas (Cruzeiro); Carlos Alberto (2x), Ferrugem, Marquinhos (Figueirense)
Cartão vermelho: Carlos Alberto (Figueirense)

Público pagante: 2.578
Renda: R$29.655,00

Estádio: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 21 de agosto, domingo, às 18h30
Árbitro: João Batista de Arruda
Auxiliares: João Luiz Coelho e Rafael Traci

0 comments

Postar um comentário