Maicon e Mayke: gerações diferentes mostram revelação de laterais-direitos

terça-feira, 26 de julho de 2016



O primeiro, mais experiente, está com 32 anos e é um jogador consagrado. Reserva do Cruzeiro em 2003, quando só tinha 22 anos, Maicon se transferiu para o futebol europeu no ano seguinte, quando trocou o clube celeste pelo Mônaco, da França. Após dois anos, desembarcou em Milão para vestir a camisa do Internazionale, clube que marcaria sua carreira para sempre. Com o time, foi campeão italiano, da Supercopa, da Copa da Itália, da Copa dos Campeões e do Mundial de Clubes da Fifa. Com a seleção brasileira, ganhou duas vezes a Copa América e a Copa das Confederações, também em duas oportunidades. Também foi titular na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando o Brasil caiu nas quartas de final para a Holanda. Em 2012, foi para o Manchester City, da Inglaterra, mas ficou por lá apenas um ano. As lesões o impediram de ter sequência, e ele pouco atuou. Em julho deste ano, oficializou a volta ao futebol italiano. O destino não era o Inter, mas o Roma. Na estreia do campeonato nacional, Maicon esteve em campo na vitória por 2 a 0 sobre o Livorno.

O outro é muito novo. Com apenas 20 anos, Mayke foi promovido ao time principal na temporada 2012, ainda com o técnico Celso Roth. Ficou apenas dois jogos na reserva, mas não atuou em nenhuma oportunidade. Ainda no último ano, voltou à base para disputar o Campeonato Brasileiro Sub-20, competição da qual se sagrou bicampeão, já que esteve com o grupo que levantou o troféu em 2010. Em 2013, já com o técnico Marcelo Oliveira, teve as oportunidades desejadas entre os titulares. Com Ceará machucado, passou a titular. As boas atuações e a forma simples de jogar são constantemente parabenizadas pelo comandante celeste. Mayke é uma revelação da base do Cruzeiro, mas ainda precisa percorrer um longo caminho para ter uma carreira consagrada.

O jovem lateral já foi observado por Maicon, que está na Itália, mas que não deixa de acompanhar o futebol do time que o revelou. Para ele, se Mayke continuar da mesma forma, com simplicidade, terá um futuro brilhante.

- Já o vi jogar. Vi o jogo contra o Vitória, e ele se destacou bastante, jogou bem. Também vi o jogo contra o Náutico. É um lateral alto, que se destaca pela velocidade, que tem força para chegar até à linha de fundo. É um lateral simples, que não inventa muito. E o futebol é isso, simplicidade. Se ele continuar assim, terá um futuro brilhante.

Para Maicon, o Cruzeiro revela bons jogadores todos os anos por causa de um único motivo: a estrutura. As condições que o time dá aos atletas na Toquinha permitem o desenvolvimento dos garotos.

- Estrutura faz a diferença. Não se pode negar, o Cruzeiro dá condições para os jovens trabalharem e, por isso, colhe os resultados pelo que planta. Tanto é que, todo ano, dois ou três jogadores se destacam. A base sempre foi bem distribuída, desde a diretoria até o último funcionário. Sempre foi tudo muito organizado.

Perguntado sobre o conselho que daria ao jovem Mayke, o ex-lateral do Cruzeiro acredita que a jovem revelação não pode desistir dos sonhos e trabalhar muito.

- Não sou bom de dar conselho, mas, se ele tem o sonho de ser um grande jogador, tanto no futebol brasileiro como no mundial, que ele não desista dos sonhos dele. Que ele não desista dos sonhos dele e que trabalhe muito, porque quem trabalha conquista.


Quando Maicon jogava pelo Cruzeiro, Mayke, hoje lateral do time celeste, teve poucas chances de ver o experiente jogador em campo. Porém, com as facilidades que o mundo da tecnologia oferece nos dias de hoje, o atual dono da lateral direita procura vídeos de Maicon na internet para atuar da mesma forma e evoluir.
- Procuro fazer o mesmo, ver vídeos dele na internet, jogos dele aqui no Cruzeiro. Vou procurar fazer o melhor, para fazer história aqui no Cruzeiro, como ele fez.

E Maicon é um espelho para Mayke, que também deseja fazer muito sucesso no futebol mundial.


- Me espelho em muitos jogadores, como o Maicon. Ele é um excelente jogador, que fez sucesso no Cruzeiro. Espero que possa repetir o mesmo sucesso dele no futebol.

0 comments

Postar um comentário