Há 14 semanas fora, Dedé está perto de ser liberado para preparação física no Cruzeiro

quarta-feira, 22 de junho de 2016


A dificuldade de Paulo Bento em encontrar a dupla de defesa ideal no Cruzeiro reforça a cada dia a necessidade da volta de Dedé. Fora dos gramados desde o fim de fevereiro, quando sofreu uma fratura na patela do joelho direito, o defensor está perto de ser liberado para preparação física na Toca da Raposa II e poderá auxiliar o clube na busca pela reabilitação no Campeonato Brasileiro. O time é o lanterna da competição, com oito pontos ganhos. 

Quando Dedé sofreu a lesão, em 28 de fevereiro, no jogo diante do América, pelo Campeonato Mineiro, os médicos do Cruzeiro alertaram a relevância da lesão e a necessidade de quatro a seis semanas para a recuperação – ou seja, início da preparação física. Passadas 14 semanas, o jogador enfim teve a lesão “consolidada”, conforme explicou o médico Sérgio Freire Júnior aoSuperesportes.

“Não tivemos nenhum tipo de complicação com o Dedé. O prazo para esse tipo de fratura é algo entorno de oito semanas. O caso dele é um caso em que a fratura já evoluiu na cicatrização, já está consolidada, podemos assim dizer. Ele já vinha fazendo todo o trabalho de fortalecimento, alguma atividade em campo. A gente está perto de liberá-lo para a transição e atividades físicas”, revelou.

No início do mês, Dedé apareceu em uma foto dominando uma bola ao lado do fisioterapeuta do Cruzeiro em um dos campos da Toca II. Assim como Manoel, liberado para a preparação física na semana passada, o defensor cruzeirense deverá estar à disposição para o início dos trabalhos com a comissão técnica de Paulo Bento ao longo dos próximos dias.

DM cheio

Freire Júnior também comentou o processo de recuperação de outros três jogadores que estão no departamento médico do Cruzeiro: Marcos Vinícius (lesão muscular na coxa esquerda), Manoel (lesão na cartilagem do joelho), Judivan (lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo).

Marcos Vinícius: "Está bem, em fase final de recuperação de tratamento, com a lesão já cicatrizada. Já deve estar perto de retornar. Ele teve uma lesão importante, mas já está na fase final para ser entregue na preparação física. Sem projeções sobre a volta, porque depende muito da evolução. A próxima fase é a preparação física." 

Manoel:
 "Ele já está pronto para a preparação física. Evoluindo muito bem, tudo muito bem resolvido, já está liberado para as atividades de transição, para depois se juntar ao grupo com o Paulo Bento."

Judivan:
 "Sim (é o caso mais delicado). Foi uma lesão gravíssima, a gente teve oportunidade de ver a imagem na televisão. Ele vem alternando o trabalho com fisioterapia, na academia e no campo para a gente observar a recuperação. Isso demanda tempo e observação. Não precisamos ter expectativa de retorno próximo." 

Veja o histórico de declarações sobre a recuperação dos jogadores do Cruzeiro

Dedé (fratura na patela do joelho direito em 28/02)

01/03, médico Sérgio Freire Júnior

"O Dedé teve uma dor durante o jogo, persisitiu com a dor. Não teve nenhum trauma, queda, foi movimento típico do jogo mesmo. Avaliamos ele, fizemos exames de ressonância magnética, que constatou uma pequena fissura na patela do joelho direito. Fratura de boa evolução, não demora muito a consolidar e, em breve, ele estará retornando. Não dá muito tempo de afastamento. Claro que não é rápido, mas ocorre por volta de quatro a seis semanas, que é um tempo médio para uma fratura dessa estabilizar", afirmou o médico do Cruzeiro Sérgio Freire Júnior, em entrevista à rádio Itatiaia.

02/03, médico Leonardo Corradi

"O Dedé sentiu o joelho direito no último jogo diante do América-MG, o mesmo da cirurgia, e no exame posterior confirmou fratura linear da patela. O atleta não vai necessitar de cirurgia, somente a imobilização. Dedé ficará afastado de quatro a seis semanas"

06/05, médico Walace Espada

"Dedé teve a fissura na patela e apresenta boa recuperação, fazendo exames seriados, tem um exame na próxima semana e esperamos que ele possa evoluir rapidamente. Mas sem data prevista ainda para o seu retorno aos gramados."

21/06, Sérgio Freire Júnior

"Não tivemos nenhum tipo de complicação com o Dedé. O prazo para esse tipo de fratura é algo entorno de oito semanas. O caso dele é um caso em que a fratura já evoluiu na cicatrização, já está consolidada. Ele já vinha fazendo todo o trabalho de fortalecimento, alguma atividade em campo. A gente está perto de liberá-lo para a transição e atividades físicas. "

Marcos Vinícius (lesão muscular na coxa esquerda, 01/03)

02/03, Leonardo Corradi

"Marcos Vinicius sentiu coxa, foi constatado uma lesão muscular na coxa esquerda. Ele fica fora de atividade, neste caso, sem previsão"

27/04, Eduardo Freitas (preparador físico)

“Marcos Vinícius fez um trabalho de reabilitação na fisioterapia que durou 52 dias. Ele teve uma lesão extensa, a recuperação foi lenta, então temos que levar em consideração esse tempo que ele ficou parado para fazer o recondicionamento dele na transição. Essa transição, que chamamos de transição 1, acontece antes dele se juntar ao grupo. É um recondicionamento e a partir do momento que ele somar todas as qualidades e virtudes que podem dar a ele possibilidades de trabalhar com o grupo ele retornará"

06/05, Walace Espada

“Marcos Vinícius vinha fazendo trabalho de transição, mas voltou a sentir um pouco de dor, voltamos um pouco o tratamento dele. Está fazendo trabalho fisioterápico novamente e depois que melhorar das dores a gente volta a fazer o trabalho de campo."

21/6, Sérgio Freire Júnior

Marcos Vinicius está bem, em fase final de recuperação de tratamento, com a lesão já cicatrizada. Já deve estar perto de retornar. Ele teve uma lesão importante, mas já está na fase final para ser entregue na preparação física. Sem projeções sobre a volta, porque depende muito da evolução. A próxima fase é a preparação física. 

Manoel (lesão na cartilagem do joelho, 05/04)

05/04, Sérgio Freire Júnior

Manoel teve uma queixa depois da partida desse domingo, contra o Guarani, uma dor importante. Fizemos uma avaliação inicial no local, ele retornou ao tratamento aqui na Toca II, na segunda-feira, ainda mantendo uma dor bem significante, então tratamos de realizar um exame de ressonância magnética que mostrou uma lesão na cartilagem do joelho direito do jogador. É uma lesão, que além da cartilagem, tem um pequeno fragmento solto que chamamos de corpo livre, e dessa maneira passa a ter a indicação de um procedimento cirúrgico. A cirurgia será por videoartroscopia, um procedimento relativamente simples, mas que realmente retira o Manoel de condições para estar atuando por um tempo razoável. Vamos programar o procedimento provavelmente para esta semana, e ai ele seguirá todo o processo de recuperação

06/05, Walace Espada

"O Manoel está se recuperando muito bem da cirurgia, também tem exame na próxima semana, espero que ele possa progredir na recuperação. Mas ainda sem data para a volta. Se manter essa boa evolução, nas próximas semanas podemos iniciar um trabalho de transição com ele."

21/06, Sérgio Freire Júnior

Manoel já está preparado para preparação física. Evoluindo muito bem, tudo muito bem resolvido, já está liberado para as atividades de transição, para depois se juntar ao grupo.

Judivan (lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo, 11/6/2015)

6/05/2016, Walace Espada

"Judivan está completando 11 meses da primeira cirurgia que ele fez e está apresentando uma boa evolução, principalmente nas últimas semanas. Ele teve uma melhora significativa na fisioterapia e já está fazendo alguns trabalhos no campo. Também aguardamos uma boa recuperação dele para liberá-lo o quanto antes para fazer as atividades com o restante do grupo."

21/06/2016, Sérgio Freire Júnior

"O caso mais delicado. Lesão gravíssima, a gente teve oportunidade de ver a imagem na televisão. Ele vem alternando o trabalho com fisioterapia, na academia e no campo. Para a gente observar a recuperação, demanda tempo e observação. Não precisamos ter expectaativa de próximo."

0 comments

Postar um comentário