Com Sóbis e Ábila no Cruzeiro, Bento pode ter que rever esquema de jogo para encaixar peças

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Rafael Sóbis e Ramón Ábila, dois atletas com carreiras de respeito. O primeiro, de 31 anos, ganhou, entre tantos títulos relevantes, duas Copa Libertadores e um Campeonato Brasileiro. O segundo, de 26, ajudou o Huracán a conquistar Copa e Supercopa da Argentina. Enquanto Sóbis costuma atuar aberto pelas pontas, Ábila é o famoso homem de área. Seria o “casamento perfeito” encaixá-los no ataque da equipe, certo? Acontece que Paulo Bento terá “problemas”, pois De Arrascaeta, Alisson e Elber têm jogado bem e mostram que estão no páreo pelas vagas entre os titulares. Com tantas opções – e não está descartada a chegada de Nilmar, do Al-Nasr –, o português terá de quebrar a cabeça e poderá, inclusive, alterar a estratégia de jogo visando à sequência da Série A.
Segundo o Ogol, Sóbis marcou 127 gols em 496 jogos por clubes (média de 0,26) em pouco mais de 13 anos decarreira. Apesar de não ser tão artilheiro, o habilidoso atacante se destaca pelas assistências. Somente pelo Tigres foram 21 passes para gols em 70 apresentações, o que fez dele um grande “garçom”. Já o argentino Ábila começou de maneira modesta pelo Instituto até estourar com a camisa do Huracán, onde alcançou média de quase um gol a cada duas partidas entre 2013 e 2016 (53 gols em 108 jogos).

Somente no decorrer de treinos e jogos será possível saberse Bento modificará a estrutura da equipe. Caso o treinador opte por manter o 4-4-2 com três volantes (Henrique, Lucas Romero e Bruno Ramires ou Robinho), função em que o Cruzeiro rendeu melhor no Brasileiro, as vagas no ataque ficarão bem escassas. Enquanto Ábila teria como concorrente o colombiano Riascos, Rafael Sóbis brigaria pela titularidade com Alisson, Elber e Willian. Nesse caso, De Arrascaeta continuaria “sem posição” e com liberdade para flutuar pelas beiradas.

Num eventual 4-2-3-1, o time ficaria mais ofensivo, porém propício a sofrer contragolpes. Ábila seguiria no páreo com Riascos, Sóbis concorreria com Alisson na esquerda e Willian ou Elber faria o lado direito. A sombra de Arrascaeta seria Robinho, que em algumas entrevistas coletivas ressaltou a facilidade de se adaptar a várias funções no meio-campo. Prova disso são os mais de 60 gols na carreira do ex-palmeirense.

Bento poderia ainda utilizar o 4-3-3, mas provavelmente teria de abrir mão de Arrascaeta, artilheiro do Cruzeiro na temporada, com oito gols. Nessa composição, as opções ofensivas seriam semelhantes ao 4-2-3-1, entretanto o time teria três volantes.

Para o ídolo cruzeirense Alex, hoje comentarista do canalESPN, os dois jogadores são favoritos à titularidade devido à boa capacidade ofensiva, independentemente da tática utilizada por Paulo Bento. “Ganham mais opções de goleadores. Ábila e Sóbis são jogadores que fazem gols. Essa é uma situação que o Cruzeiro precisava. Ábila precisará de um tempo para entender o Brasil. Já o Sóbis é um vitorioso. Eles ajudarão muito o clube nessa recuperação”, disse o ex-camisa 10 da Raposa, destaque na campanha da Tríplice Coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro) de 2003.

Alex preferiu não comentar uma preferência pessoal sobre a escalação, porém destacou que, em função da rotina de jogos do Campeonato Brasileiro, todos ganharão oportunidades. “Não é necessário (opinar a respeito da formação). O Paulo Bento será obrigado a usar todos. Esse calendário do futebol brasileiro o obriga a isso”.


Já o ex-lateral-direito Nelinho, campeão da Copa Libertadores de 1976 pela Raposa e hoje blogueiro doSuperesportes, destacou que Alisson e De Arrascaeta devem continuar na equipe mesmo com a chegada dos dois reforços. “Na minha opinião, o Rafael Sóbis só é superior ao Alisson na experiência. Não o vejo melhor na parte técnica. Por isso, não o tiraria da equipe. E ainda manteria o Arrascaeta”.

Nelinho admitiu não ter tanto conhecimento sobre Ábila. Pelo pouco que viu, disse que a equipe precisará dar condições para o jogador provar no Brasil os números alcançados no futebol argentino. “Vi uns lances do Ábila, mas não acompanhei nenhum jogo. Jogador para ficar na área vai depender de a bola chegar. Não adianta mandar bola no alto para dividir com zagueiro. Tem que deixá-lo em boas condições. É igual o Fred no Atlético. Faz gols, mas a bola tem que chegar”.

Gols das principais opções ofensivas do Cruzeiro na carreira:

ATACANTES

Rafael Sóbis (31 anos) – 128 gols
Internacional – 48
Fluminense – 40
Tigres/MEX – 22
Al-Jazira/EAU – 9
Betis/ESP – 8
Seleção Brasileira – 1

Riascos (29 anos) – 105 gols
Shanghai Shenhua/CHN – 25
Tijuana/MEX – 23
Estudiantes de Mérida/VEN – 20
Vasco – 17
Puebla/MEX – 6
Monarcas Morelia/MEX – 5
América de Cali/COL – 4
Deportivo Cali/COL – 3
Pachuca/MEX – 2
Cruzeiro – 1
Real Cartagena/COL – não disponível

Willian (29 anos) – 91 gols
Cruzeiro – 34 gols
Figueirense – 27 gols
Corinthians – 15 gols
Vila Nova-GO – 6 gols
Atlético-PR – 5 gols
Metalist/UCR – 4 gols

Ramón Ábila (26 anos) – 83 gols
Huracán/ARG – 53
Instituto/ARG – 12
Sarmiento/ARG – 12
Deportivo Morón/ARG – 6

Rafael Silva (25 anos) – 32 gols
Ituano – 12 gols
Vasco – 11 gols
Cruzeiro – 6 gols
Portuguesa – 2 gols
Gil Vicente/POR – 1 gol

Douglas Coutinho (22 anos) – 27 gols
Atlético-PR – 23 gols
Cruzeiro – 4 gols

MEIAS

Robinho (28 anos) – 65 gols
Coritiba – 18 gols
Mogi Mirim – 16 gols
Avaí – 14 gols
Palmeiras – 11 gols
Santos – 6 gols

De Arrascaeta (22 anos) – 35 gols
Defensor/URU – 18 gols
Cruzeiro – 17 gols

Elber (24 anos) – 21 gols
Sport – 12 gols
Cruzeiro – 9 gols
Coritiba – nenhum gol

Alisson (22 anos) – 16 gols
Cruzeiro – 16 gols

Fontes: Ogol, Futebol 80, Futdados, Soccerway e Transfermarkt

0 comments

Postar um comentário