Cruzeiro desafia o 'improvável' contra o Grêmio para escrever página heroica na Copa do Brasil

quarta-feira, 2 de novembro de 2016



Soa improvável acreditar que o Cruzeiro, depois de ter perdido em casapor 2 a 0, conseguirá inverter o placar contra o Grêmio no Rio Grande do Sul. Mas o futebol já mostrou viradas extremamente surpreendentes. E as próprias páginas heroicas imortais escritas pelo clube celeste em 95 anos de história fazem o torcedor ter um fio de esperança. É pelo título da Supercopa de 1991, contra o River Plate. É pelo gol de Geovanni quase nos acréscimos da decisão da Copa do Brasil de 2000. É pelo sonho do pentacampeonato e do retorno à Copa Libertadores. Mesmo sabendo que do outro lado também há um ferrenho “papa-títulos”, a Raposa vai tentar nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena do Grêmio, o que quase todo mundo duvida: a classificação à final da Copa do Brasil de 2016.

O mais otimista torcedor azul e branco tem de ignorar algumas circunstâncias para sonhar com a vaga. A primeira é o fato de o Grêmio não ter sofrido três gols numa mesma partida na Arena em 2016. A segunda é que o Cruzeiro, na condição de visitante, nunca venceu o Tricolor gaúcho pelo placar que precisa para ir à decisão. A vitória celeste por maior diferença ocorreu pelo Brasileiro de 2007: 2 a 0. Esse resultado levaria o embate desta quarta-feira para os pênaltis. Os comandados do técnico Mano Menezes querem avançar sem depender dos tiros de 11 metros, mas caso a disputa seja inevitável, o grande trunfo será o goleiro Rafael, detentor de ótimo aproveitamento em 2016 – defendeu as três cobranças contra sua meta.

“Sempre trabalhamos com essa possibilidade, porque no Brasileiro também acontecem pênaltis com frequência. Nós fazemos treinamentos específicos para isso no dia a dia. Claro que todos nós queremos e vamos tentar buscar a classificação sem que seja preciso ir para os pênaltis. Mas, tenho certeza que, se por um acaso acontecer, vamos estar bem concentrados para fazer o nosso melhor e sair do Sul com essa classificação”, disse o camisa 12, que pegou os chutes de Nikão, do Atlético-PR (vitória por 2 a 1, pela Primeira Liga); Andrés Chávez, do São Paulo (derrota por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro); e Cárdenas, do Vitória (triunfo por 1 a 0, pelo Brasileiro).

Por outro lado, uma façanha recente na Copa do Brasil pode servir de inspiração. Em 2014, o Fluminense goleou o América-RN por 3 a 0, no Rio Grande do Norte, pelo jogo de ida da terceira fase do torneio. Na partida de volta, o Tricolor das Laranjeiras chegou a estar vencendo por 2 a 1, mas cedeu a virada à equipe potiguar em pleno Maracanã e acabou perdendo pelo incrível placar de 5 a 2. 

Apesar de ter feito mistério e fechado à imprensa a última atividade em Belo Horizonte, o técnico Mano Menezes deverá promover apenas uma mudança em relação ao time que perdeu na partida de ida. O volante Henrique, recuperado de desgaste muscular na coxa direita, viajou para Porto Alegre e participou do treino recreativo dessa terça no CT do Internacional. Considerado um jogador de muita qualidade no toque de bola, o camisa 8 também tem se destacado com gols: marcou cinco vezes este ano, sendo duas pela Copa do Brasil e uma contra o próprio Grêmio, no Brasileiro.

Grêmio

Tal como o Cruzeiro, o Grêmio venceu a Copa do Brasil em quatro oportunidades. A última dessas conquistas, em 2001, foi também o título de expressão mais recente conquistado pelo clube, que, posteriormente, só ganhou a Série B e o Campeonato Gaúcho. Em função do “jejum” de 15 anos, existe uma forte pressão para o elenco levantar esse troféu. O técnico Renato Gaúcho, que fechou os portões da Arena na véspera do jogo, deverá escalar o mesmo time que venceu no Mineirão na quarta-feira passada, por 2 a 0.

GRÊMIO X CRUZEIRO

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Pedro Rocha e Douglas; Luan
Técnico: Renato Gaúcho

CRUZEIRO
Rafael; Lucas, Leo, Bruno Rodrigo e Edimar; Lucas Romero, Henrique, Robinho e Arrascaeta; Rafael Sobis e Ramón Ábila
Técnico: Mano Menezes

Motivo: jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Horário: 21h45
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)

0 comments

Postar um comentário