Mudou, mas a filosofia é a mesma: para atletas do Cruzeiro, Mano e Lobo 'falam a mesma língua

sábado, 22 de outubro de 2016

O Cruzeiro pode ter vários desfalques para a partida contra o Vitória, amanhã, às 17h, no Barradão, pela 32ª rodada doCampeonato Brasileiro. Até mesmo no banco haverá substituição, saindo o “titular” Mano Menezes, que tem de cumprir dois jogos de suspensão, e entrando o assistente Sidnei Lobo.

A esperança da torcida é que nenhuma das mudanças atrapalhe na busca pelo triunfo, fundamental na luta para afastar de vez a ameça de rebaixamento à Série B. No discurso de membros da equipe, os torcedores podem ficar tranquilos.

“Nosso time tem uma maneira definida de atuar e não fazemos mudanças de última hora, a não ser em emergências, como foi aos 5min contra o Corinthians. Você desenvolve uma ideia, trabalha nos treinos, planeja trocas a serem feitas. Assim, esperamos que tudo saia bem. Eu e o Sidnei estamos juntos desde 2004 e temos pensamentos muito parecidos”, argumenta Mano Menezes, quando questionado sobre o fato de não poder nem sequer conversar com os jogadores no local da partida.

Ele lembra que Sidnei Lobo teve carreira sólida como jogador, tendo sido dirigido, entre outros, por técnicos como Telê Santana e Muricy Ramalho. Ele sempre mostrou interesse na parte tática, o que facilitou o entrosamento entre os dois, desde 2004.

“Nos conhecemos no Iraty, ele já em fim de carreira como jogador e eu como treinador. O convenci que estava na hora de parar e ofereci que fosse meu assistente técnico, em parceria que começou no XV de Campo Bom-RS. Além disso, estudou, buscou conhecimento, como tem de ser. Ele é extremamente leal, o que permitiu a nossa parceria durar tanto tempo”, recorda.

Para os jogadores, a mudança momentânea de comando não vai influenciar no desempenho da equipe. “O Mano é uma referência para nós, mas com o Sidnei não será diferente. Eles falam a mesma língua, trabalham há muito tempo juntos e acredito que vamos obter um grande resultado”, declara o lateral-esquerdo Edimar.

Esta será a segunda vez que o Cruzeiro será dirigido por um assistente técnico neste ano, com resultados opostos. Em 1º de junho, Ricardo Peres esteve na área técnica na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, em Brasília, pela quinta rodada do Brasileiro. Na ocasião, o então técnico Paulo Bento estava suspenso. Já Sidinei Lobo foi o comandante na derrota por 2 a 1, de virada, para o Flamengo, em 25 de setembro, em Cariacica, pela 27ª rodada. Em 2015, na primeira passagem de Mano pela Raposa, ele dirigiu o time na vitória por 3 a 0 sobre o Joinville, no Mineirão.

DESFALQUE
 Para definir o time, Mano Menezes vai esperar pela avaliação dos fisiologistas. Afinal, o time vem bastante desgastado pela sequência de partidas e muitos jogadores correm o risco de sofrer de contusão muscular.

Justamente para tentar ter o maior número de atletas em boas condições, ele poupou alguns do treino realizado ontem à tarde, na Toca da Raposa II. Ficaram fora da atividade técnica o zagueiro Bruno Rodrigo, o lateral-esquerdo Edimar, o volante Henrique, o armador Robinho e os atacantes Ábila e Rafael Sóbis.

“Não tem outro jeito a não ser escolher os que estão em melhores condições de jogar, mexer o menos possível na equipe. Viemos de uma sequência de jogos muita intensa e muito disputada. A semana foi bastante puxada. Jogamos um jogo extremamente decisivo quarta-feira. Alcançamos o objetivo e isso dá uma relaxada. Os jogadores têm de descansar, assimilar. Agora, temos outro jogo muito importante e decisivo. Temos de entrar atentos para não ficar perto do Z-4”, afirma Mano Menezes.


QUEM É ELE

Nome: Sidinei de Espírito
Nascimento: 3/2/1970, em São Paulo
Clubes como jogador: São Paulo, Rio Branco-SP, Ponte Preta, Criciúma, Paraná, Fluminense, Atlético-PR, Araçatuba-SP, Juventude e Iraty-PR
Como assistente técnico: XV de Campo Bom-RS, Caxias, Grêmio, Corinthians, Seleção Brasileira, Flamengo e Cruzeiro


CASA CHEIA
20.874
Ingressos vendidos antecipadamente para o jogo de quarta com o Grêmio, pelas semifinais da Copa do Brasil

0 comments

Postar um comentário