Cruzeiro tem pacotão de 'reforços' para 2017: jornalistas pelo Brasil relatam atuais situações

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Superesportes:

Vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin já confirmou em entrevista coletiva que o clube se reforçará para a próxima temporada. Além daqueles que chegarão pela primeira vez à Toca da Raposa II, um "pacotão de atletas" retornará ao clube no início de 2017 - pelo menos em princípio, até que sejam novamente emprestados. OSuperesportes ouviu jornalistas pelo Brasil que avaliaram a temporada de 16 dos 21 jogadores que terão de se reapresentar ao clube celeste em janeiro do ano que vem. 

Entre tantos cruzeirenses espalhados pelo Brasil, os destaques apontados são os volantes Willian Farias (Vitória), Uillian Correia (Santa Cruz) e Rodrigo Souza, o meia Rony (Náutico) e o atacante Neilton (Botafogo). Este último é tratado com extrema prioridade pelo alvinegro da estrela solitária, que, de olho em uma eventual classificação à Copa Libertadores, teria de realizar alto investimento para mantê-lo em definitivo.

Há ainda jogadores emprestados que só têm vínculo com o Cruzeiro até o fim do ano, casos do lateral-direito Diego Renan (Vitória) e do zagueiro Paulo André (Atlético-PR). Eles não entram na lista de aproveitáveis para 2017. O mesmo vale com relação ao goleiro Alan, o lateral-esquerdo Breno Lopes, o zagueiro Alex Flávio e o meia Luís Fernando.

Já o volante Souza, atualmente no Cerezo Osaka, do Japão, é um dos que podem ser reaproveitados na equipe. Bem avaliado pelo técnico Mano Menezes, o meio-campista tem oito gols marcados em 36 partidas na J-League 2, a Segunda Divisão Japonesa. Os números estão disponibilizados no banco de dados do Ogol
O goleiro Georgemy e o atacante Hugo Ragelli defendem, respectivamente, Vitória de Guimarães e Gil Vicente, ambos de Portugal. Enquanto o primeiro clube está na divisão de elite do país, o segundo disputa a II Liga.

Leia abaixo análises sobre 16 atletas vinculados ao Cruzeiro que defendem outros clubes em 2016:

São Paulo


Douglas Grolli (Ponte Preta) - zagueiro
"O zagueiro Douglas Grolli atuou em 19 partidas do Campeonato Brasileiro. Foram 15 jogos ao lado de Fábio Ferreira, três ao lado de Kadu e um com Antônio Carlos como parceiro de zaga. Douglas Grolli está longe de ser um zagueiro técnico, mas se mostrou bastante seguro pelo alto. Não só defensivamente, para afastar os perigos da meta pontepretana, mas em especial no ataque: foram quatro gols marcados de cabeça (três na Copa do Brasil e um no Brasileiro). No Campeonato Brasileiro, o zagueiro recebeu quatro cartões amarelos. Na Copa do Brasil, Grolli foi expulso no jogo de ida de oitavas de final diante do Atlético" (Vinícius Bueno, repórter setorista da Ponte Preta na Rádio Bandeirantes e na TV Bandeirantes)
Jogos em 2016: 33Gols: 6
Assistências: 
nenhumaPelo Cruzeiro: 2 jogos (2015)

Joel (Santos) - atacante
"A passagem de Joel pelo Santos foi marcada de poucos altos e muitos baixos. Começou com gols, bons jogos e houve até quem o quis na vaga de Ricardo Oliveira. No entanto, caiu drasticamente de produção a partir do segundo semestre e deixou de ser até mesmo relacionado em algumas partidas por opção da comissão técnica. Nos últimos jogos em que entrou, por conta do excesso de lesionados no elenco, não produziu absolutamente nada. Santista, definitivamente, não terá saudade" (Leo Saueia, setorista do Santos no Lance!)
Jogos em 2016: 35
Gols: 7Assistências: 2Pelo Cruzeiro: 26 jogos e 3 gols (2015)

Mena (São Paulo) - lateral-esquerdo
"É um dos jogadores mais regulares do São Paulo nesta temporada. Na Copa Libertadores da América, em que o Tricolor foi semifinalista, era um dos símbolos de entrega da equipe. Teve queda física no início do segundo semestre, evidenciada pela exposição por jogar atrás de Michel Bastos. É querido pelo elenco e só não deve ficar porque a diretoria acredita que o Cruzeiro pedirá alto, enquanto a prioridade é gastar com peças de ataque". (Bruno Grossi, repórter setorista do São Paulo no Lance!)
"O São Paulo teve um ano ruim. Há pouco o que comemorar. O rendimento da defesa é algo bom. No Brasileiro, a média é de um gol por jogo. No ano, algo assim. Mena tem a ver com isso. Deu ao lado esquerdo uma segurança que não havia com Palito Pereira (Álvaro Pereira) ou Carlinhos. Teve alguns bons momentos no ataque, como no último jogo. Mena não foi brilhante, mas foi um porto seguro. Se a presença não causou amor, a ausência trará saudades". (Luiz Augusto Simon, o Menon, jornalista e blogueiro do portal Uol)

Jogos em 2016: 40
Gols: nenhum
Assistências:
 nenhuma
Pelo Cruzeiro: 27 jogos e duas assistências (2015)

Willians (Corinthians) - volante

"Escolha emergencial de Tite para substituir Ralf no começo de 2016, Willians chegou ao clube pela facilidade de desarme como principal virtude. Entretanto, a sequência para o titular Bruno Henrique limitou sua sequência. Além disso, a impressão de que o jogador já não tem o mesmo vigor de outrora se confirmou. Vaiado pela torcida, Willians tenta se recuperar com Oswaldo de Oliveira para tentar permanecer no próximo ano, o que é improvável" (Dassler Marques, setorista do Corinthians no UOL)
Jogos em 2016: 25
Gols: nenhum
Assistências: nenhuma
Pelo Cruzeiro: 41 jogos, 2 gols e 2 assistências (2015)

Fabiano (Palmeiras) - lateral-direito
"Fabiano deixou péssima impressão em sua primeira partida como titular do Palmeiras, justamente contra o Cruzeiro. Muito mal defensivamente. Demorou para ganhar nova chance, mas foi conquistando a confiança de Cuca aos poucos, nos treinamentos. Nos últimos três jogos, foi titular do time e teve atuações elogiadas no clube. O lateral tem sete partidas pelo clube e nenhum gol" (Felipe Lucena, setorista do Palmeiras no Lance!)

Jogos em 2016 (Palmeiras): 7
Gols: nenhum
Assistências: nenhuma
Pelo Cruzeiro: 29 jogos, 1 gol e 2 assistências (2015/2016)

Rio de Janeiro


"O Neilton sempre tem estado entre os titulares. É incontestável, caiu nas graças da torcida e deixou muito claro em entrevista que tem desejo muito grande de permanecer no Botafogo. Nesta temporada ele jogou 49 partidas – é o que mais atuou ao lado do volante Bruno Silva. Desde o meio do ano passado são 67 jogos e 18 gols marcados. Ele vive o melhor momento com a camisa do Botafogo. A informação que a gente tem é que o Cruzeiro não renovará o empréstimo. O Botafogo, então, terá que abrir os cofres, pois dizem que a multa rescisória dele no Cruzeiro é alta. Haverá um esforço grande do Botafogo para mantê-lo. O Antônio Lopes, que é o diretor de futebol, está cuidando disso pessoalmente. O Neilton quer continuar no Botafogo, e a comissão técnica, a diretoria e a torcida também querem isso" (Thiago Esteves, setorista do Botafogo na Bradesco Esportes FM).

"Neilton é importante como líder técnico dentro de campo. Tem muita velocidade jogando pelo lado direito. Todos do clube querem fazer força para ele ficar. Tecnicamente e taticamente seria importante para uma eventual ida à Libertadores" (Juan Rodrigues, repórter da Bradesco Esportes FM).

Jogos em 2016: 49
Gols: 12
Assistências: 3
Pelo Cruzeiro: 12 jogos e 1 gol (2014/2015)

Bahia


"Willian Farias não começou bem a temporada, talvez por atuar com outro volante de características parecidas com a dele, que era o Amaral. Quando Amaral saiu do time e o Vitória passou a atuar com um volante que sai mais para o jogo, o futebol dele apareceu. Hoje é capitão do time e uma das referências da equipe na temporada, por sua regularidade. É o único, inclusive, mesmo com um possível fracasso na Série A, que interessa para uma renovação visando 2017" (Elton Serra, editor de esportes da Rádio CBN Salvador)
Jogos em 2016: 43
Gols: 1
Assistências: 1
Pelo Cruzeiro: 40 jogos (2014/2015)

Allano (Bahia) - lateral-esquerdo/meia-atacante
"Chegou ao Bahia com desconfiança, e até hoje permanece assim. Fez algumas partidas como titular, mas não convenceu em nenhuma, apesar de ter marcado dois gols. Deixou de ser relacionado há dois jogos, e Guto Ferreira deixou a entender que falta compromisso do jogador. É certo de que o Bahia não procurará o Cruzeiro para uma renovação de empréstimo" (Elton Serra, editor de esportes da Rádio CBN Salvador)

Jogos em 2016 (pelo Bahia): 11
Gols: 2
Assistências: nenhuma
Pelo Cruzeiro: 37 jogos e 2 gols (2015/2016)

Pernambuco
Eurico (Náutico) - volante

"Eurico chegou sob o comando do Alexandre Gallo, não tínhamos nenhuma referência dele, e decepcionou. Quando chegou, Gallo elogiou muito: disse que ele tinha boa saída de bola e era um jogadorbox-to-box, como o Marco Antônio está executando agora. Mas só ficou no papel. Não lembro de nenhuma partida boa do Eurico. Hoje não passa de um simples reserva. Entrou só em uma partida com o técnico Givanildo Oliveira e foi bem abaixo do que se esperava. Aquele jogador sem graça, só acompanha. Contratação ruim" (Rafael Brasileiro, repórter setorista do Náutico no Diário de Pernambuco) 
Jogos em 2016: 10
Gols: nenhum
Assistências: nenhuma
Pelo Cruzeiro: 14 jogos e 1 assistência (2014/2015)

Gabriel Xavier (Sport) - meia
"Gabriel foi um atleta que oscilou muito desde que chegou ao Sport. Nunca conseguiu se firmar como titular absoluto, nem tampouco ser unanimidade entre a torcida. Demonstra muito potencial, é bem disposto, cumpre bem a função taticamente, mas vacila em coisas pequenas: erra muitos passes, peca na finalização e não é nada decisivo" (Daniel Leal, jornalista do Diário de Pernambuco)
Jogos em 2016 (pelo Sport): 40 
Gols: 4 
Assistências: 3 *
Pelo Cruzeiro: 27 jogos e 1 gol (2015/2016)

* Apenas por Copa Sul-Americana e Brasileiro

Rodrigo Souza (Náutico) - volante
"No Pernambucano, chegamos a apontá-lo como o grande jogador do Náutico. Vinha jogando muito bem, sendo o coração do meio-campo do Náutico, mas depois que o Gallo chegou ele perdeu o espaço. Quando voltou a jogar, rompeu o ligamento do tornozelo e por pouco não precisou fazer cirurgia. Pelo que eu soube, o Náutico já tem interesse que ele fique no ano que vem. Voltou a ganhar espaço com o Givanildo, que trabalhou com ele no América, mas nos últimos três jogos atuou um pouco abaixo". (Rafael Brasileiro, repórter setorista do Náutico no Diário de Pernambuco) 
Jogos em 2016: 30 
Gols: 2 
Assistências: 1
Pelo Cruzeiro: 8 jogos (2014)

Uillian Correia (Santa Cruz) - volante
"Uillian Correia foi um jogador fundamental nas conquistas do Estadual e da Copa do Nordeste. Quando ele entrou no time, a mudança de postura – que coincide também com a chegada do técnico Milton Mendes – foi notória. No Brasileiro, foi um dos jogadores mais regulares, embora tenha feito jogos muito ruins também. No período, foi um dos líderes do elenco e capitão algumas vezes. A última dele foi a surpresa pelo doping." (Yuri de Lira, setorista do Santa Cruz no Diário de Pernambuco)
Jogos em 2016 (pelo Santa Cruz): 45 
Gols: nenhum 
Assistências: 2
Pelo Cruzeiro: 3 jogos (2015/2016)

Matías Pisano (Santa Cruz) - meia
"Pisano estreou com gol ao entrar no segundo tempo de Vitória 2x2 Santa Cruz (20ª rodada do Brasileiro). Assumiu a titularidade, mas não rendeu o esperado. Muitos dizem que pelo fato de estar numa posição errada. Jogou quase sempre como ponta direita, não como meia de origem. Ficou fora dos últimos jogos por causa de uma caxumba." (Yuri de Lira, setorista do Santa Cruz no Diário de Pernambuco)
Jogos em 2016 (pelo Santa Cruz): 13 
Gols: 1 
Assistências: nenhuma
Pelo Cruzeiro: 15 jogos, 1 gol e 1 assistência (2016)

Rony (Náutico) - meia
"Rony começou o ano com altos e baixos, perdia muitos gols bobos, mas depois que começou a acertar o pé, tornou-se peça fundamental no elenco. Eu já diria que Rony é um dos três melhores jogadores da equipe com toda tranquilidade. Pelo que eu soube, já houve muitas propostas, muitos clubes do exterior procurando ele e isso valorizou muito a relação do Náutico com o Cruzeiro. Um dos motivos para ele ter ido tão bem foi a falta de opção do Náutico no setor. O jogador que tem as características dele é o Jefferson Nem, que também teve altos e baixos, mas o Rony, na Série B, foi o que mais se destacou no time".(Rafael Brasileiro, repórter setorista do Náutico no Diário de Pernambuco) 

Jogos em 2016: 45 
Gols: 11 
Assistências: 6*
Pelo Cruzeiro: nenhum jogo (subiu da equipe de juniores)

Rafael Silva (Figueirense) - atacante
"Durante o ano ele teve poucas chances. Ele fez um gol contra o Flamengo, na Sul-Americana, mas foi expulso ridiculamente por provocar a torcida. Aí ficou queimado e perdeu espaço. Voltou recentemente a fazer parceria com o Rafael Moura, mas o Figueirense não está num bom momento (nem tanto por culpa dele) e a produção do ataque está ruim. No jogo contra Palmeiras, foi bem, sofreu um pênalti não dado e teve boa atuação, voltando a ser considerado titular".(Marcos Castiel, editor de esportes do Diário Catarinense)
Jogos em 2016 (pelo Figueirense): 13 
Gols: 2 
Assistências: nenhuma
Pelo Cruzeiro: 17 jogos, 6 gols e nenhuma assistência (2016)

Pará (Figueirense) - lateral-esquerdo *
"Com a chegada do técnico Marquinhos Santos ao Figueirense, que o lançou no Bahia, Pará ganhou a vaga de titular da equipe. Depois de três jogos ruins, voltou à reserva. Não vingou no Figueirense." (Marcos Castiel, editor de esportes do Diário Catarinense)
Jogos em 2016 (pelo Figueirense): 9
Gols: nenhum
Assistências: nenhuma
Pelo Cruzeiro: 13 jogos (2015)
* Jogador defendeu o Atlético-PR, também por empréstimo, no primeiro semestre

0 comments

Postar um comentário