Com poucos gols pelo Cruzeiro, Rafael Sobis se mostra mais participativo na troca de passes

sábado, 24 de setembro de 2016


Rafael Sobis dividiu com Ramón Ábila o status de grande reforço do Cruzeiro na janela internacional de transferências. Em pouco mais de três meses, os dois já disputaram 14 partidas cada, quase sempre como companheiros no setor ofensivo. Com nove gols, o ex-centroavante do Huracán da Argentina se transformou em referência no ataque celeste. Sobis, por sua vez, somou até aqui apenas um terço do número do colega. E o “estoque” de bolas na rede foi gasto numa só partida: vitória sobre o Internacional por 4 a 2, no Independência, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 4 de agosto. Nas demais apresentações, o atacante contratado ao Tigres do México passou em branco e funcionou mais como um meia aberto pelo lado esquerdo, tendo, por muitas vezes, que ajudar a marcar laterais adversários.

Considerando Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, Rafael Sobis contabiliza 19 finalizações certas pelo Cruzeiro. Se por um lado o aproveitamento de bolas na rede é inferior a um sexto, por outro o camisa 7 se mostra participativo com a redonda nos pés: tem média de 27,5 passes certos por partida, número quase quatro vezes superior ao de Ábila (7,0) e próximo de meio-campistas como Ariel Cabral (29,1) e Robinho (32,4). O líder nesse quesito é o volante Henrique, com 43,6. As estatísticas são do Footstats.

Perguntado sobre a falta de gols de Rafael Sobis, o técnico Mano Menezes minimizou a pressão e pediu, de modo bem-humorado, para que o jogador “distribua” seus gols de melhor forma. “Não tenho preocupação se esse ou aquele deixa de marcar. O importante é que nossa equipe marque os gols. O Robinho tem feito gols importantes, o Arrascaeta participa, o Ábila também. O Sobis fez três contra o Inter, então eu brinquei com ele que não precisa ser três em cada jogo, que pode ser um de cada vez”, declarou Mano, aos risos, em entrevista coletiva na Toca da Raposa II.

Contando a passagem pelo Tigres, Rafael Sobis tem 10 gols marcados em 36 jogos disputados em 2016. Entre os atletas do elenco, ele é superado justamente por Ramón Ábila, que soma 25 tentos em 38 presenças por Huracán e Cruzeiro. Já o uruguaio Arrascaeta, na Toca da Raposa desde 2015, também anotou 10 gols, mas em 41 apresentações. O diferencial do camisa 10 em relação aos demais colegas é o número de assistências: 15.

Poupado na vitória de quarta-feira sobre o Botafogo por 1 a 0, no Mineirão, que confirmou a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, Sobis reassumirá a titularidade cruzeirense neste domingo, às 16h, contra o Flamengo, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, o atual 15º colocado, com 30 pontos, precisa da vitória para se afastar da zona de rebaixamento da competição.

0 comments

Postar um comentário