28/9/2016: Cruzeiro busca consistência defensiva para reencontrar caminho das vitórias em reta final

quarta-feira, 28 de setembro de 2016



O excesso de falhas de marcação do Cruzeiro é motivo de preocupação para a sequência do time no restante de 2016. Estagnado na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro – ocupa o 17º lugar, com 30 pontos –, o clube celeste vem deixando de somar pontos em função de deslizes individuais e não à toa detém a terceira defesa mais vazada da competição, com 41 gols sofridos em 27 partidas. A péssima campanha na Série A pode, inclusive, interferir no andamento da equipe na Copa do Brasil. Caso a Raposa não se recupere nas próximas rodadas da elite nacional, a conquista do torneio eliminatório, que garantirá vaga na Copa Libertadores de 2017, ficará em segundo plano. Por isso, corrigir os erros a tempo de encontrar o equilíbrio necessário para reencontrar o caminho das vitórias será de extrema importância nesta reta final de temporada.

A série de quatro tropeços seguidos do Cruzeiro no Brasileiro contabiliza um empate e três derrotas. O time foi superado por Botafogo, São Paulo e Flamengo, e ficou na igualdade diante do Atlético. Evidentemente, passar 90 minutos sem cometer um erro sequer numa partida de futebol é algo utópico. No entanto, decisões malsucedidas poderiam não ocorrer se houvesse melhor senso de posicionamento dos defensores cruzeirenses nas jogadas. OSuperesportes listou abaixo alguns lapsos apresentados recentemente pelo time de Mano Menezes.

Cruzeiro 0x2 Botafogo – 11/09/2016 – Mineirão (22ª rodada do Brasileiro)

Aos 21min do segundo tempo, o lateral-esquerdo/volante Victor Luís teve liberdade para avançar até a zona intermediária do campo de ataque do Botafogo. Quem saiu para dar combate foi Manoel, zagueiro pelo lado direito, com Bruno Rodrigo ficando na sobra. Victor não deu um passe forte, porém Edimar, que fechava do lado esquerdo, escorregou ao tentar cortar a bola. Posicionado entre o camisa 31 do Cruzeiro e Bruno Rodrigo, o atacante Canales dominou livre de marcação e tocou na saída de Rafael para fazer 1 a 0.

Aos 34min, o Botafogo “matou” a partida contra o Cruzeiro num contra-ataque. Nas costas de Lucas, Victor Luís foi à linha de fundo e percebeu a chegada do armador Camilo. Enquanto Henrique se preocupou em acompanhar a trajetória da bola, Lucas Romero não alcançou o meio-campista botafoguense na marcação. Assim, Camilo bateu de primeira no canto direito de Rafael e fez 2 a 0.
São Paulo 1x0 Cruzeiro – 15/09/2016 – Morumbi (25ª rodada do Brasileiro)

O volante Wesley teve grande felicidade ao acertar, aos 42min do primeiro tempo, uma finalização de longa distância. Mas o Cruzeiro permitiu que o São Paulo tocasse a bola até encontrar o espaço necessário para chutar. A jogada começa num chutão malsucedido do lateral-esquerdo Edimar. Na sequência, Tiago Mendes ajeita para Cueva, que, ao perceber a chegada de Lucas Romero, dá um toque leve para Wesley. Foi o suficiente para o meio-campista soltar a bomba de fora da área e acertar o canto direito de Rafael.
Cruzeiro 1x1 Atlético – 18/09/2016 – Mineirão (26ª rodada do Brasileiro)

Aos 30min, Bruno Rodrigo deu chutão para afastar o perigo nas proximidades da área cruzeirense. O Atlético, então, iniciou a jogada com o zagueiro Leonardo Silva, que passou para Rómulo Otero. O lateral-direito Lucas tentou dar combate, mas o venezuelano escorou de primeira em direção a Júnior Urso, que, por sua vez, achou Fábio Santos livre de marcação na ala esquerda alvinegra. Por talvez ter se precipitado em marcar Otero, Lucas cedeu espaço ao lateral atleticano. O cruzamento preciso de Fábio Santos para a pequena área encontrou Clayton à frente de Edimar e garantiu a vantagem parcial aos comandados de Marcelo Oliveira. No segundo tempo, o Cruzeiro buscou a igualdade com o meia Robinho.
Flamengo 2x1 Cruzeiro – 25/09/2016 – Kleber Andrade, em Cariacica (27ª rodada do Brasileiro)

Foi o maior exemplo de erro de posicionamento da linha defensiva do Cruzeiro. Quando o Flamengo roubou a bola aos 43min da etapa final e iniciou contragolpe, o lateral-esquerdo Edimar estava no campo de ataque, provavelmente desgastado pelo andamento da partida, e não teve fôlego suficiente para retornar e fechar o lado esquerdo da zaga. Isso deixou Manoel e Bruno Rodrigo no mano a mano com Paolo Guerrero e Mancuello. Este último recebeu de Alan Patrick e chutou forte, no ângulo direito, para anotar o gol da virada rubro-negra e fechar o placar em 2 a 1.
O erro contra o Flamengo foi comentado pelo técnico Mano Menezes, que isentou Bruno Rodrigo de culpa e, sem fazer menção a Edimar, ressaltou a ausência de um dos defensores na chamada “última linha”.

“Em relação ao jogo contra o Flamengo é injusto (culpar Bruno Rodrigo pelos gols sofridos). Não é pelo fato de a bola raspar no jogador e entrar na gaveta que você vai apontar como falha. E no segundo gol, se achar algum culpado, certamente não seria ele, pois ele estava no lugar. Tomamos o gol com três jogadores na última linha. É só ver quem não estava. Certamente não era Bruno Rodrigo”.

Nesta quarta-feira, às 21h45, no Itaquerão, o Cruzeiro enfrenta o Corinthians pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, competição em que ainda está invicto (seis vitórias e um empate). Os tropeços no Brasileiro servem de lições ao time no mata-mata. Tanto que Mano Menezes, ciente das falhas recentes, não descarta, por exemplo, a entrada de mais um volante por maior consistência no meio-campo e capacidade de manter vantagens durante 90 minutos.

“Passou (pela cabeça escalar três volantes), e até gosto de ouvir essa discussão. Lá no passado recebi o rótulo de ser defensivo. E gosto de falar sobre isso. Farei o que tiver de fazer para a equipe se tornar estável em todos os aspectos. Acho que fizemos bom jogo contra o Flamengo, mas as situações que aconteceram no fim da partida não tem a ver com um ou dois volantes, mas sim numa questão de entendimento de jogo. Alguém disse que a partida ficou lá e cá. Quando está 1 a 0, não pode ficar lá e cá”, concluiu o técnico.

0 comments

Postar um comentário