'Sombras' de Fábio: Cruzeiro aposta, há quase sete anos, em pratas da casa como suplentes

sexta-feira, 22 de julho de 2016



Último goleiro contratado pela Raposa foi Andrey, que chegou ao clube em dezembro de 2007 e permaneceu até o fim de 2009. Desde então, crias do clube foram reservas


Com 701 jogos pelo Cruzeiro, Fábio tende a ser o titular do time até o fim de sua carreira. Como o contrato entre o camisa 1 e o clube celeste vencerá em 31 de julho de 2018, há grande possibilidade de ele bater, com folga, a marca de 800 partidas. Inevitavelmente, o prestígio do jogador na Toca da Raposa II deixou bastante reduzido o espaço para outros goleiros. Tanto que há quase nove anos a diretoria celeste abriu mão de recorrer ao mercado e passou a apostar em jovens da base para a suplência de Fábio.

O último goleiro contratado para o time profissional do Cruzeiro foi Andrey, em dezembro de 2007, vindo do Steaua de Bucareste, da Romênia. Na época com 24 anos, o jogador revelado pelo Grêmio havia trabalhado no Figueirense em 2006 sob o comando de Adílson Batista, que seria o treinador celeste em 2008. Reserva de Fábio, Andrey ficou na Toca II por duas temporadas consecutivas e disputou oito jogos. A partir de 2010, todos os reservas do clube tiveram passagens pelas divisões de base.

Dos pratas da casa, Rafael foi quem teve mais oportunidades: disputou 38 partidas entre 2008 e 2016. Elisson, por sua vez, fez apenas três jogos, todos em 2014.

As demais "sombras" de Fábio só tiveram minutos em campo por outros clubes. Gabriel Vasconcelos, por exemplo, transferiu-se para o Milan, pelo qual fez sete jogos em 2013/2014 e, posteriormente, acabou cedido aos também italianos Carpi e Napoli. Já Douglas Pires foi titular absoluto do Bahia em 2015 (48 jogos).

Em 2016, Fábio já contabilizou 35 jogos, enquanto Rafael marcou presença em três. O camisa 12, porém, sofreu lesão no quarto dedo da mão direita durante o aquecimento antes do jogo de domingo contra o Fluminense e precisou passar por cirurgia na terça-feira. Como o primeiro suplente parará por um mês, a diretoria solicitou o retorno de Elisson, que esteve emprestado ao Coritiba e disputou 10 jogos este ano. O “novo” integrante do elenco celeste falou sobre a tradição do clube em formar goleiros.

“A história do Cruzeiro de goleiros é muito boa. Isso tem que ser mantido. Estou no clube desde 2001. Depois veio Rafael, Gabriel, Douglas, Douglas Borges, Lucas, enfim, todos goleiros todos com potencial. Isso ajuda muito o Cruzeiro”, afirmou Elisson, atleta do Cruzeiro desde a categoria infantil (sub-15). “Fico triste pela contusão do Rafael, mas feliz por retornar ao clube que eu tanto amo. Fui criado aqui. E estava bem no Coritiba, acredito que o retorno ocorreu por causa disso”, acrescentou.

Além de Rafael, de 27 anos, e Elisson, 29, o garoto Lucas França, de apenas 20 anos, integra o "esquadrão" de substitutos de Fábio no Cruzeiro.

Reservas de Fábio:

2008: Andrey* e Rafael
2009: Andrey* e Rafael
2010: Rafael e Flávio
2011: Rafael, Douglas Pires e Gabriel
2012: Rafael, Elisson e Axel
2013: Rafael, Elisson, Igor Rayan e Georgemy
2014: Rafael, Elisson e Alan
2015: Rafael, Elisson e Alan
2016: Rafael, Elisson e Lucas França

*Apenas Andrey não foi formado na base do Cruzeiro

0 comments

Postar um comentário